Economistas definem ZFM como ‘ponto sensível’ para candidatos em 2022

Defesa da ZFM impacta todos os itens da “Carta de Compromisso voltada à ética e boa governança” que foi comentada no 1º episódio do podcast “OBSERVATÓRIO POLÍTICO”.

O podcast é realizado em parceria com o Real Time1, todas as quinta-feiras, às 19h com transmissão ao vivo (Foto: Divulgação/RealTime1)

A defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) é ponto sensível para os próximos candidatos eleitos após outubro de 2022 e impacta todas as demais áreas de desenvolvimento e bem-estar da população do Amazonas.

A conclusão é dos debatedores que participaram do primeiro episódio do podcast ‘OBSERVATÓRIO POLÍTICO’, uma parceria do RealTime1 com o Comitê de Combate à Corrupção.

No primeiro programa, exibido ao vivo nesta quinta-feira (18), os apresentadores – o jornalista Wilson Reis e o advogado e administrador Inácio Guedes – e os convidados – os economistas Mourão Júnior e Juarez Baldoíno – comentaram alguns pontos da “Carta de Compromisso voltada à ética e boa governança”, lançada na semana passada pelo Comitê e que está recolhendo assinaturas dos candidatos(as) majoritários que disputam o Governo do Amazonas.

O item 8 da carta, que trata da defesa da Zona Franca foi destacado pelo economista Juarez Baldoíno. Para ele, sem um Polo Industrial forte, todos os demais itens do documento têm dificuldades de serem alcançados.

“A Zona Franca é como uma pequena estrutura de uma máquina enorme. É a mini-engrenagem que sozinha roda todas as demais”, disse o economista, lembrando que nessa ‘pequena engrenagem’ gravitam 500 mil empregos.

O outro convidado, Mourão Júnior, destacou que a defesa da Zona Franca influencia a questão do Meio Ambiente, já que o modelo tem comprovadamente efeito de proteção da floresta, embora provoque aumento populacional na capital e destacou a importância do Governo do Estado ser mais protagonista na condução das obras da BR-319.

Mourão também comentou o item 4 da “Carta” que defende a ampliação da participação popular nas definições das políticas públicas do Amazonas.

“A participação popular tem que ser ampliada na elaboração Plano Plurianual (PPA) que tem duração de quatro anos e determina a atuação do Governo e define o orçamento que será executado”, disse.

Juarez Baldoíno chamou a atenção dos debatedores para o fato de que o orçamento previsto para o Estado é de R$ 108 bilhões, maior do que todo o gasto nacional do Governo Federal em programas como o Auxílio Emergencial ou o total do vale-gás.

Wilson Reis, que é presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, fez questão de mencionar a importância da democracia para qualquer que seja o direcionamento do desenvolvimento do Estado.

‘Para que haja desenvolvimento é preciso Democracia. Vários países historicamente mostraram essa lição. Eles só alcançaram bem-estar deixando de lado o autoritarismo”, defendeu.

Inácio Guedes, coordenador do Comitê e Combate à Corrupção, também destacou que a má-gestão dá muito mais prejuízo do que a própria corrupção. “Combater a corrupção é importante, mas a má-gestão dá mais prejuízo porque não ouvem os devidos especialistas”, comparou.

A abordagem dos demais pontos da “Carta” continua no segundo episódio do “OBSERVATÓRIO POLÍTICO”, que será transmitido na próxima quinta-feira (25).

Confira:

Fonte: RealTime1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *