📌Jornalista Caco Barcellos é capa do livro “A Terceirização da Repressão: agressões físicas e morais a jornalistas” lançado pela doutora Carla Castello Branco

Após 4 anos de pesquisa científica, a tese de doutorado “A Terceirização da Repressão: agressões físicas e morais a jornalistas” da autora Carla Castello Branco é transformada em obra e lançada na noite desta quinta-feira (30). O evento será fechado para convidados e inicia às 18h57, no Salão Nobre do Palácio Rio Negro, localizado na Av. 7 de setembro, 1546, centro de Manaus.
O efeito de terceirizar, de sofrer ou ser alvo de violência como no caso do apresentador do Profissão Repórter Caco Barcellos durante a prática jornalística constitui no processo de pesquisa científica um adendo ao termo repressão, adotado pela autora, como ações violentas oriundas de terceiros na agressão física, verbal e moral a imprensa brasileira.
Para a doutora Carla Castello Branco a reflexão acerca de implicações relacionadas à liberdade de imprensa e de expressão, ameaçadas no mundo inteiro desde o Período Colonial deve ser contínua “não se trata apenas de um fenômeno global, mas de um processo intenso e prolongado que corrói a credibilidade da categoria e das organizações jornalísticas” enfatiza a professora universitária.

As etapas de estudo e investigação abordam temas como:
Período Colonial à Ditadura Militar, as raízes da censura no Brasil, Estado Novo: controles e valores autoritários, imprensa e censura, jornalismo e transformações, violência de gênero, casos que vitimaram mulheres jornalistas, ataques às emissoras de televisão, realidades de repórteres agredidos e os principais prejuízos causados a jornalistas. O livro também apresenta um panorama atual da violência contra jornalistas por meio de relatórios da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Federação Nacional dos Jornalistas e Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

Público de interesse:
Acadêmicos de jornalismo, profissionais da imprensa e pessoas interessadas em conhecimentos gerais.

Sobre a autora
Carla Castello Branco é Doutora em Comunicação e Linguagens, Mestre em Educação pela PUCPR. Especialista em Comunicação Empresarial, Jornalista, Pedagoga e atua como professora universitária há 17 anos.
Apresentadora de Rádio e TV, acumula experiências atuando como repórter, editora de texto e editora-chefe em veículos de comunicação.

Lançamento do livro: “A Terceirização da Repressão: agressões físicas e morais a jornalistas”
🗓Data: 30/11, às 18h57
Local: Salão Nobre do Palácio Rio Negro
Av. 7 de Setembro, 1546- Centro. Manaus- Amazonas

Contato para Imprensa
Assessoria de Imprensa Castello Connection
(92) 99985-0082 / castellocomunicacao.edu@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *