Jornalismo sofre mais duas perdas irreparáveis

Com profundo pesar, a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial – Conajira, órgão da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, lamenta as perdas irreparáveis de dois grandes profissionais do jornalismo, Januário Garcia e Helaine Martins, ocorridas em apenas 04 dias.

Ícone na preservação da memória da população negra por meio da imagem, a partir da década de 1970, o repórter fotográfico Januário Garcia faleceu na quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, vítima da Covid 19. Januário esteve à frente de grandes trabalhos e projetos sociais, artísticos e culturais, bem como participou da fundação do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN) e fez parte do Conselho Memorial Zumbi.

Januário Garcia foi incentivador da articulação da Cojira-Rio, participou de seminário anual da Comissão e integrou a Comissão Julgadora das três edições do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Um gigante, que prometeu fazer a memória do povo negro no Brasil e fez, com toda competência e respeito.

Em seguida, no sábado (03), morreu a editora e produtora de conteúdo Helaine Martins, vítima de uma parada cardiorrespiratória, em São Paulo. Helaine foi criadora do projeto “Entreviste um Negro”, banco de dados público e colaborativo de promoção à equidade racial entre fontes no jornalismo, por meio da visibilidade de cientistas e intelectuais negros. A jornalista era pós-graduada em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, pela ECA/USP.

Ao mesmo tempo em que reconhece a importância dos trabalhos que Januário e Helaine realizaram e do legado que deixam para a luta antirracista, a Conajira, em nome da FENAJ, se solidariza aos seus familiares e reforça a necessidade de que as novas gerações de profissionais reafirmem e deem continuidade ao compromisso de ambos com um jornalismo plural e por uma sociedade mais igualitária.

COMISSÃO NACIONAL DE JORNALISTAS PELA IGUALDADE RACIAL -CONAJIRA
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *