Jornalistas reivindicam aprovação de Moção para PEC do Diploma na ALEAM

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – Sinjor/AM solicitou aos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – ALEAM a aprovação de moção de apoio à Proposta de Emenda Constitucional 206/12, a PEC do Diploma de Jornalista. A reivindicação foi realizada pelo presidente do sindicato, jornalista Wilson Reis, durante a Sessão Especial, ocorrida nesta segunda-feira, 8/4, em homenagem ao Dia do Jornalista brasileiro, comemorado em 7 de abril, no plenário Ruy Araújo da Casa Legislativa.

Para sensibilizar os parlamentares presentes na sessão, o Sinjor/AM apresentou as justificativas discutidas pelos profissionais, os sindicatos e a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, por meio de slides projetados nos telões do plenário.

“Os jornalistas no Amazonas contam com o apoio dos deputados para aprovação da moção de apoio à PEC como forma de fortalecer o movimento nacional, liderado pela Fenaj e os Sindicatos. Deveremos encaminhar a moção ainda esta semana para início da tramitação do requerimento e, acreditamos que a Casa Legislativa deva aprovar, fortalecendo a manifestação pública dos cinco deputados federais do Amazonas, que já declararam seus votos à PEC do Diploma”, disse Reis.

Homenagens

Durante a sessão, foram entregues placas de Honra ao Mérito às instituições e pessoas que se destacam na profissão e pelos serviços prestados em relação à sociedade. 

Os homenageados foram o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, representado pelo presidente Wilson Reis; Cínthia da Silva Pinheiro, Daniela Assayag, Daniela Branches, Edilene Mafra, Ed Blair, Elisângela Araújo de Almeida, Elisângela Gomes Medeiros, Gliciane Girão dos Santos, Hiel Levy, Ingrid Yara Passos Formoso, Júlio Ventillari, Nívea Rodrigues, Thaíse Freitas Rocha e Valmir Santana de Moraes Ferreira.

A sessão especial em homenagem ao Dia do Jornalista foi presidida pelo deputado João Luiz (Republicanos) sendo de autoria dos deputados Adjuto Afonso (União Brasil), Mayara Pinheiro (Republicanos) e do presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade (União Brasil).

Café da Manhã

Como parte da programação pela data comemorativa, criada em homenagem à luta do jornalista e médico, Líbero Badaró, assassinado em 20 de novembro de 1830, o Sinjor/AM ofereceu um café da manhã aos jornalistas, no auditório Arlindo Porto, na sede da entidade sindical. 

De forma descontraída o momento, além de servir para o reencontro de amigos (as) de profissão, tornou possível a atualização das informações sobre as ações da Fenaj e Sindicatos sobre a mobilização nacional para aprovação da PEC do Diploma e a discussão para criação de nova regulamentação da profissão no país.

Em 8/4/24.

Assessoria de Imprensa

Sinjor/AM

Contato: (92) 99186-0465

 Fotos: Francisco Cabral/ Hudson Fonseca/ Ney Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *