A defesa permanente da Liberdade de Imprensa

O dia a dia agitado na busca por notícias da imprensa deixa pouco tempo para reflexão diária dos profissionais sobre sua própria produção. Aliado a este cenário do cotidiano, é inegável que, com a revolução provocada pela internet e o advento das novas tecnologias, convivemos atualmente com um enorme volume diário de informações, com a permanência de casos de fake news e do antijornalismo. Em resposta a esta situação adversa, a figura do jornalista se destaca como profissional de perfil mais adequado à realização dos “filtros” necessários na produção e publicação de notícias à sociedade.

Em 1993, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco criou a data para se constituir em momento para discussão sobre as ameaças e mortes sofridas pelos profissionais no exercício do trabalho em todo o mundo.

A liberdade de Imprensa se configura no direito de todos os profissionais da mídia, em seus vários formatos, de investigar e publicar notícias de forma livre.

Neste ano, a diretoria do SJP/AM, lembra que Liberdade de Imprensa não rima com Censura, esta típica de regimes ditatoriais. Contudo, apesar de vivermos num país democrático, a luta pela liberdade de imprensa no Brasil continua sendo constante, sob pena de “baixarmos as guardas” e criarmos as condições ao retorno da censura no país. A recente história brasileira mostra que inúmeras violações contra os direitos civis e à imprensa foram cometidas no período da Ditadura Militar (1964/1985).

A data consagrada à Liberdade de Imprensa serve também de alerta e reflexão aos jornalistas e outros comunicadores, sobre compromisso permanente dos profissionais na construção da democratização das comunicações no Brasil, como a luz do farol que, em meio à noite sem estrelas no céu, continua a guiar os barcos em águas nem sempre tão tranquilas.

Manaus, 03 de maio de 2021.

Direção

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *