Hoje é o Dia Nacional do Repórter

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM parabeniza os repórteres pelo seu Dia, comemorado nesta quinta-feira, 16 de fevereiro. O profissional tem função de investigar, pesquisar, entrevistar e produzir notícias e matérias para a TV, impresso, rádio e internet. Faça chuva ou faça sol, o repórter está sempre em alerta para levar as notícias com isenção e qualidade até a população. Em pleno século 21, no exercício da profissão de jornalista, o repórter enfrenta grandes desafios que afetam o mundo contemporâneo. Além das ameaças de morte e agressões físicas, a publicação de fake news (notícias falsas) e a desinformação estão presentes no seu dia a dia,  invadindo o espaço de trabalho, principalmente, nas mídias digitais (portais, blogs e sites de notícias). Contra tais males, a alternativa é mais jornalismo produzido com qualidade, ética e de interesse público. 
História
No Brasil, os primeiros jornais de caráter noticioso surgiram apenas no final do século IXX, como O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. Antes, os jornais publicavam conteúdo oficial e opinativo. Com essa mudança de característica, a profissão do repórter ganhou destaque no início do século XX, quando os jornais passaram a dedicar espaço para as grandes reportagens. 

                                                                                                                                                                            Primeiro repórter

Euclides da Cunha é considerado por alguns como o primeiro repórter do Brasil, devido à cobertura da Guerra de Canudos para O Estado de São Paulo, em 1896. Na época, o autor de Os Sertões entrevistou presos, pesquisou arquivos sobre os personagens da guerra, como Antônio Conselheiro, e narrou para o jornal o que acontecia no arraial.

Fonte: SJP/AM/Brasil Escola

Foto: Francisco Cabral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *