Sindicato dos Jornalistas do Amazonas e FENAJ Repudiam agressão e intimidação a Jornalista em Parintins

Sinjor/Am e Fenaj também notificaram o presidente da Câmara de Parintins

MANAUS, AM – O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/Am) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram nota conjunta de repúdio após o jornalista Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira ser alvo de intimidação durante o exercício de sua profissão na Câmara Municipal de Parintins, no último dia 8 de março.

O incidente ocorreu durante uma sessão especial dedicada às mulheres, quando o vereador Massilon Cursino de Medeiros (Republicanos) discordou de publicações atribuídas por ele, ao jornalista. Em um ato de desrespeito à liberdade de imprensa, o vereador tentou intimidar o profissional, chegando a empurrá-lo em uma das salas dentro das dependências da Casa Legislativa.

A atitude do vereador, além de representar uma violação flagrante dos direitos fundamentais dos jornalistas, também infringe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que claramente estabelece que a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade.

Diante desses fatos, a diretoria do Sinjor/Am e a Fenaj condenaram, veementemente, a postura do vereador Massilon Cursino de Medeiros (e expressou solidariedade irrestrita ao jornalista Carlos Alexandre, colocando-se à disposição para qualquer medida necessária para garantir a segurança e integridade do profissional.

O Sindicato dos Jornalistas no Amazonas também notificou, por meio de ofício, nesta segunda-feira (11/3), o presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Alex Garcia (PSD), solicitando providências quanto ao decoro parlamentar com abertura de uma sindicância interna do Poder em Parintins, conforme o Regimento Interno da Casa Legislativa, para apurar a conduta do vereador agressor.

NA ÍNTEGRA A NOTA DE REPÚDIO


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – Sinjor/Am e a
Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, vêm a público manifestar o seu repúdio
à agressão e intimidação sofridas pelo jornalista Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira, registrada no último dia 8 de março, em sessão especial dedicada às Mulheres, na Câmara Municipal de Parintins.

O vereador Massilon Cursino de Medeiros (Republicanos) por discordar de publicações atribuídas ao jornalista Carlos Alexandre tentou intimidar o profissional, chegando a empurrá-lo em uma das salas nas dependências da Casa Legislativa.

A entidade representativa dos jornalistas no Amazonas alerta que, com base no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, “a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade” (trecho do item V, do artigo 2º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros).

Diante dos fatos, a diretoria do Sinjor/Am condena a postura do vereador Massilon Cursino de Medeiros. Além disso, solicita providências quanto à abertura de sindicância interna do Poder em Parintins tendo como referência o Regimento Interno da Casa Legislativa. E, por último, presta solidariedade ao jornalista Carlos Alexandre, colocando-se à disposição para novas solicitações e/ou representações que o caso requeira.

Manaus, 11 de março de 2024.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SINJOR/AM
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *