Ufam sedia Encontro Nacional de Ensino e Congresso de Jornalismo da Amazônia

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai sediar, de 25 a 28 de abril de 2023, em Manaus, o 22° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), realizado, anualmente, pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). No mesmo período, também acontecerá o 3° Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONJor).

Segundo a comissão organizadora do evento, todos os profissionais e/ou interessados no campo da Comunicação estão convidados a participar do evento, contribuindo nas discussões acerca dos desafios do ensino de jornalismo, apresentando papers nos Grupos de Pesquisa (GPs) e/ou incentivando os estudantes para participar.

Evento será realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) (Reprodução)

As inscrições, submissão de trabalhos e outras informações sobre a programação estão disponíveis no site oficial do evento. O evento será híbrido, e os inscritos também poderão apresentar papers de forma remota, assistir às conferências, palestras e mesas-redondas pelo canal Portal da Ciência no YouTube.

Programação

O 22° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor) e o 3° Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONJor) irão promover reflexões sobre o ensino e a prática do jornalismo com a presença de palestrantes regionais, nacionais e internacionais.

O que você verá no evento?

  • Conferências regionais, nacionais e internacionais;
  • Mesas-redondas;
  • Apresentações de pesquisas em grupos de trabalho (on-line);
  • Programação cultural;
  • Lançamento de livros.

Minicursos

O 22° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor) e o 3° Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONJor) oferecerão, pela primeira vez, minicursos para formação continuada de docentes!

Os inscritos no ENEJor e no CONJor poderão participar da Escola de Jornalismo. Uma iniciativa com objetivo de contribuir com a qualificação dos professores de jornalismo. Teremos as seguintes temáticas nos minicursos:

  • Minicurso 1 – Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem do Jornalismo
  • Minicurso 2 – Paulo Freire para um Jornalismo Educador
  • Minicurso 3 – Metodologias didático-pedagógicas para o jornalismo digital

Conferencista

Jornalista premiado e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) Eugênio Bucci será um dos conferencistas do Enejor e Conjor. O jornalista vai abordar a temática “fatores que sitiam o jornalismo”.

Com mais de 30 anos de experiência, Bucci atua como colunista e articulista em veículos como Veja, Época, Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil. Foi repórter, editor, diretor de revistas, secretário editorial da Editora Abril, presidente da Radiobrás (2003-2007). É, atualmente, superintendente de Comunicação Social da USP.

Revista Cenarium https://revistacenarium.com.br/ufam-sedia-encontro-nacional-de-ensino-e-congresso-de-jornalismo-da-amazonia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *