Sindicato dos Jornalistas alerta empresas para garantia de segurança às equipes de reportagem no 7 de Setembro

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJP/AM), preocupado com a possibilidade de violência durante as manifestações deste 7 de Setembro, por meio desta, sugere às empresas de comunicação, a adoção de medidas de segurança para garantir a integridade do (a) jornalista, principalmente de repórteres fotográficos e cinematográficos, vítimas preferenciais de ataques, como registram ocorrências em eventos anteriores.

Entre as orientações estão medidas preventivas e protetivas que podem ser adotadas pelas empresas junto as equipes de reportagem designadas para cobertura jornalística do evento cívico:

  • Sempre que possível tenha alguém ao seu lado, pois quando se está filmando ou fotografando perde-se a visão periférica;
  • Leve equipamentos de segurança (máscara e outros) para ajudar a proteger o rosto em caso de uso de gás lacrimogênio;
  • Não ande com pouco bateria no telefone celular. E, tenha sempre o telefone de contato da equipe que está com você, inclusive do motorista;
  • Em caso de contratação de freelancer, a empresa deve fornecer crachá provisório com nome do veículo de comunicação e o nome do jornalista;
  • Tenha em mãos o telefone de contato da PM. Se for preciso ligue  para 190;
  • Caso ocorra qualquer problema, acione imediatamente sua chefia imediata e relate o fato;
  • Se sofrer agressão ou ameaça, afaste-se do local, procure identificar quem são os agressores (apoiadores do candidato, policiais ou seguranças) e faça Boletim de Ocorrência – BO, na delegacia mais próxima.  

O Boletim de Ocorrência é fundamental para responsabilizar os autores, documentar a agressão e dar mais elementos à garantia do direito ao trabalho dos profissionais de imprensa. 

Ao final, não esqueça de comunicar as ameaças e agressões sofridas ao seu sindicato de classe. É importante, além de denunciar a agressão, obter apoio jurídico da entidade para responsabilização dos agressores perante a Justiça (92 99186-0465/Presidência).

Manaus, Am, 05 de Setembro de 2022.

Diretoria

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS  – SJP/AM

Imagem: Sindijor/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *