Sindicato dos Jornalistas alerta empresas para garantia de segurança às equipes de reportagem no 7 de Setembro
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJP/AM), preocupado com a possibilidade de violência durante as manifestações deste 7 de Setembro, por meio desta, sugere às empresas de comunicação, a adoção de medidas de segurança para garantir a integridade do (a) jornalista, principalmente de repórteres fotográficos e cinematográficos, vítimas preferenciais de ataques, como registram ocorrências em eventos anteriores.
Entre as orientações estão medidas preventivas e protetivas que podem ser adotadas pelas empresas junto as equipes de reportagem designadas para cobertura jornalística do evento cívico:
- Sempre que possível tenha alguém ao seu lado, pois quando se está filmando ou fotografando perde-se a visão periférica;
- Leve equipamentos de segurança (máscara e outros) para ajudar a proteger o rosto em caso de uso de gás lacrimogênio;
- Não ande com pouco bateria no telefone celular. E, tenha sempre o telefone de contato da equipe que está com você, inclusive do motorista;
- Em caso de contratação de freelancer, a empresa deve fornecer crachá provisório com nome do veículo de comunicação e o nome do jornalista;
- Tenha em mãos o telefone de contato da PM. Se for preciso ligue para 190;
- Caso ocorra qualquer problema, acione imediatamente sua chefia imediata e relate o fato;
- Se sofrer agressão ou ameaça, afaste-se do local, procure identificar quem são os agressores (apoiadores do candidato, policiais ou seguranças) e faça Boletim de Ocorrência – BO, na delegacia mais próxima.
O Boletim de Ocorrência é fundamental para responsabilizar os autores, documentar a agressão e dar mais elementos à garantia do direito ao trabalho dos profissionais de imprensa.
Ao final, não esqueça de comunicar as ameaças e agressões sofridas ao seu sindicato de classe. É importante, além de denunciar a agressão, obter apoio jurídico da entidade para responsabilização dos agressores perante a Justiça (92 99186-0465/Presidência).
Manaus, Am, 05 de Setembro de 2022.
Diretoria
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM
Imagem: Sindijor/PR