Sindicato de Jornalistas e Instituições de Ensino Superior lançam Comitê de Defesa da PEC do Diploma, nesta quarta, 07/06

Com o objetivo de fortalecer a campanha pela aprovação da PEC do Jornalista na Câmara dos Deputados, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) e Instituições de Ensino Superior (IES) irão lançar, na próxima quarta-feira, 07/06, de forma virtual, o Comitê Amazonas de Defesa da PEC do Diploma. O convite à participação está sendo realizado aos professores, servidores e estudantes de jornalismo e à população em geral.

“Destacamos que esta é uma campanha que deve receber apoio não apenas de profissionais e estudantes de jornalismo, mas pela sociedade como um todo. De 2009 até a presente data, vimos e acompanhamos o quanto negativo se constituiu a retirada da exigência do diploma para o exercício profissional dos jornalistas. Chegou o momento de restabelecer esta exigência para garantir direitos e valorizar a produção de conteúdos, o respeito à ética e, com isso, prestar serviços de qualidade à população”, reforça o presidente do SJP/AM, Wilson Reis.

De acordo com os coordenadores da atividade, os jornalistas Daniel Dias e Islânia Lima, os convites estão sendo encaminhados e aguarda-se a participação dos representantes das instituições de ensino da universidade federal e faculdades de jornalismo no Amazonas, além de outros convidados (as).

Placar do apoio parlamentar

De igual importância na mobilização de professores, servidores e estudantes para o êxito das ações de campanha encaminhadas pelos 31 Sindicatos e a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, situa-se o apoio dos oito parlamentares que compõem a bancada amazonense da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, em Brasília.

Para acompanhar o desenvolvimento desta campanha no Estado, o SJPAM criou o mapa de como votam os deputados. Até a presente data, estão registrados os apoios políticos à PEC, após manifestações de suas respectivas assessorias. Os deputados Sidney Leite (PSD); Átila Lins (PSD) e Amom Mandel (Cidadania) já declararam voto de apoio à PEC 206/12, conhecida como PEC do Diploma. 

A coordenação da campanha no Amazonas aguarda com expectativa positiva que os demais parlamentares possam, também, declarar seus votos. Isto porque, a medida tem caráter suprapartidário. O restabelecimento à exigência do diploma – já aprovado no Senado Federal – resgata a dignidade de milhares de jornalistas em sua prática diária em benefício do jornalismo e da sociedade.

Manaus, Am, 02/06/2023.

Assessoria de Imprensa

SJP/AM (92) 3234-9977

Fotos: Francisco Cabral e Fenaj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *