Nota Pública

Sindicato dos Jornalistas AM e Fenaj denunciam perfil no Twitter por ameaças e incitação ao ódio

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público denunciar e repudiar as ameaças contra profissionais de imprensa que estão trabalhando na cobertura dos atos antidemocráticos, com o trancamento ilegal de rodovias e avenidas, promovidos por bolsonaristas no Brasil e Amazonas.

Desde segunda-feira (31/10) casos de agressão a profissionais de imprensa vêm se multiplicando de forma preocupante em várias regiões do país.

Em Manaus, com a denúncia realizada ontem (02/11) pela entidade sindical, o discurso do perfil @TH85_Oficial no Twitter, levou a plataforma a bloquear a conta por se enquadrar na regra de conduta de ódio. Portanto, não será mais permitido tweetar, retweetar ou curtir o conteúdo. Além disso, o autor da manifestação poderá responder judicialmente pela declaração e divulgação de mensagem que incita o ódio e a violência nas redes sociais.

A ação dos manifestantes contra os profissionais de imprensa, principalmente aos jornalistas, fere princípios da Constituição Federal e agride a democracia. Representa, também, o cerceamento ao direito de trabalho dos jornalistas, responsáveis por levar informações corretas e seguras à população. O SJP/AM e a Fenaj condenam a violência por parte dos integrantes das manifestações antidemocráticas, responsabiliza o governo Bolsonaro por cercear a liberdade de imprensa e cobra das autoridades estaduais e federais, ações urgentes e garantias para que os jornalistas possam ter segurança no trabalho diário.

Manaus, 03 de novembro de 2022.

Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *