Jornalismo defende a democracia de forma intransigente, diz Wilson Reis
Presidente do Sindicato dos Jornalistas no Amazonas visitou a redação do RealTime1 para falar sobre a eleição da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas.
Durante visita ao RelTime1, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM), Wilson Reis afirmou, nesta terça-feira (26), que a atividade de jornalismo defende de forma intransigente a democracia – e na ausência dela, o jornalista é intimidado como aconteceu no período da ditadura.
Segundo Wilson Reis, o jornalismo foi “atingido de morte” quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que era inconstitucional a obrigatoriedade do diploma para exercer a atividade. Daí a importância da sindicalização do profissional, para que a atividade seja valorizada.
Com o avanço das tecnologias, Wilson diz que os jornalistas estão se estruturando para conquistar novos espaços como, por exemplo, durante o pico da pandemia, que levou os profissionais ao home office.
A ideia do presidente do sindicato é que haja avanço na atividade com a profissionalização de acordo com a realidades das empresas. Ele defende que os jornalistas tenham plano de cargo e salários, para se seja possível vislumbrar o que o profissional pode alcançar na carreira.
Eleição na Fenaj
Com aproximadamente 44 mil eleitores, a Federação Nacional do Jornalista realizará eleição para nova diretoria a partir desta terça-feira (26). Para votar é preciso estar sindicalizado há pelo menos três meses.
O jornalista recebe um e-mail com uma senha que dá acesso ao sistema de votação.
No Amazonas, existem 1,2 mil profissionais sindicalizados, mas apenas 200 estão em dia com a regularização, segundo destacou o presidente Wilson Reis.
Texto: Aldizangela Brito