FENAJ faz balanço de 2022 e reafirma compromissos para o próximo ano

À medida que 2022 chega ao fim, refletimos sobre um ano que trouxe imensos desafios aos jornalistas brasileiros e às entidades sindicais representativas da categoria, mas também reafirmou os princípios da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) na defesa intransigente dos direitos das operárias e operários da notícia.

Junto com nossos Sindicatos filiados, atuamos fortemente no combate à violência contra jornalistas e demais trabalhadores da mídia. Denunciamos, cobramos autoridades e empregadores, orientamos as/os profissionais e apresentamos sugestões aos atores sociais com incidência na garantia das liberdades de expressão e de imprensa.

Com nosso trabalho incansável e intrinsecamente comprometido com a divulgação da informação de interesse público, fizemos frente à avalanche de desinformação em massa que tentou – e ainda tenta – ferir não só a verdade factual, mas a nossa democracia.

Também provamos, com nossa atuação ética, que não é possível andar de mãos dadas com o fascismo. Queremos, por meio da nossa atividade profissional e luta organizada, ajudar a reconstruir o Brasil.

Queremos, entre outras demandas, a volta do diploma, a atualização da regulamentação da nossa profissão, salário digno, segurança e liberdade no exercício de informar! Queremos, portanto, respeito!

Desejamos um próspero 2023, com trabalho decente, liberdade de imprensa e segurança para todos os trabalhadores da mídia.

Boas Festas e um Ano Novo repleto de boas notícias!

Fonte: FENAJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *