FENAJ e Sindicato de SP repudiam ameaças a jornalista e à Agência Pública
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJPSP) repudiam de forma veemente as ameaças contra a Agência Pública e o jornalista Thiago Domenici, diretor e editor do veículo de jornalismo investigativo, que se tornaram alvos de ataques virtuais e de ameaças de agressão física a partir da publicação de uma reportagem que expôs diálogos divulgados em um grupo de extrema direita no Telegram.
As informações publicadas na reportagem são de interesse público, expõem o submundo da campanha bolsonarista e são relevantes para que a população brasileira possa compreender as questões em jogo nessa eleição e são relevantes para a defesa da democracia. Portanto, têm de ser defendidas como matérias jornalísticas, e as ameaças têm de ser imediatamente barradas.
Leandro Vilar da Silva, principal ameaçador e instigador da violência contra o jornalista, está realizando crimes por redes sociais na internet. As autoridades policiais e judiciais precisam, imediatamente, tomar providências para que essas ameaças e essa instigação á violência parem. Esse cidadão tem que ser denunciado e penalizado na forma da lei. A atitude dele não é só uma ameaça pessoal ao jornalista e à Agência Pública, mas um atentado à liberdade de imprensa.
A FENAJ e o SJPSP dão todo seu apoio ao jornalista e se colocam à disposição em todas as medidas que forem necessárias.
Brasília, 28 de outubro de 2022
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJPSP