Debate sobre crise dos Yanomami evidencia importância das Ciências Humanas

A importância das ciências humanas e sociais como História, Geografia, Sociologia e a Antropologia ao ensino superior de jornalismo e aos jornalistas na produção de conteúdo diário ficou evidenciada no debate sobre “A crise dos Yanomami: o papel da mídia na denúncia das questões humanitárias”, organizado e realizado na quinta-feira, 06/04, pelos alunos sob a orientação da professora Leila Ronize, no Centro Universitário Fametro.

O debate pela manhã abordou vários aspectos da cobertura jornalística na Amazônia brasileira, tendo como mediadora, a jornalista Karla Melo e, convidados, o fotojornalista, Raphael Alves e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas – SJP/AM, Wilson Reis.
Vale destacar que os profissionais Karla e Raphael estiveram no mês de janeiro passado no auge da crise sanitária e humanitária, na base militar de Surucucu, em Roraima.

No relato das dificuldades encontradas pelos profissionais quanto aos problemas operacionais e sobre o tratamento dado às notícias divulgadas pelos veículos de comunicação, ficou evidente a necessidade do jornalista ter sólida formação em sua área de conhecimento e noções sobre os objetos de estudos das principais ciências humanas que auxiliam o jornalismo.

“O uso do conhecimento científico no apoio à produção de conteúdo jornalístico facilita a contextualização social e política na narrativa dos fatos, além de ajudar a desmistificar a visão de neutralidade das ciências ao analisar seu objeto de estudo”, destacou o jornalista Reis.

Atividade à noite

O debate também se desenvolveu no período noturno com outros convidados e mediadores, como Pedro Tukano (repórter e mediador); Michael Dantas (fotojornalista); Gabriel Abreu ( repórter da Revista Cenarium); Oswaldo Lopes (presidente da Tevê e Rádio Encontro das Águas) e Alexandre Hisayasu (repórter da Rede Amazônica de Tevê e Rádio).

“Os dois debates, sem dúvida, representam uma contribuição real ao ensino superior e à prática de um jornalismo preocupado com a qualidade e a ética na produção dos textos. E ajudaram a situar, também, qual o papel do jornalismo e jornalistas na cobertura de pautas importantes como a crise humanitária que estão vivendo os indígenas Yanomami, na região norte do território brasileiro”, concluiu Reis.

A diretoria do SJP/AM parabeniza alunos e professores pela iniciativa e realização do evento.

Em 10/04/2023
Assessoria SJP/AM

Fotos: evento/Fametro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *