Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral planeja ações para atuar no processo eleitoral de 2024

Para iniciar o trabalho neste ano de realização das eleições municipais, o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção reuniu, no último dia 17/1, os representantes das entidades da Sociedade Civil, na sede da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Manaus. A reunião teve como objetivo planejar as ações de 2024, propor normas, programar atividades de fiscalização e promover ações educativas destinadas a tornar o sistema político mais inclusivo, com eleições limpas e transparentes.  

Dentre as entidades que compõem o comitê encontra-se a Arquidiocese de Manaus, visto que a Igreja Católica assume o papel educativo nesse momento de escolha dos representantes da população, a fim de que, de forma consciente, possam eleger o candidato que olhe para as necessidades da cidade, conforme explica o coordenador de Pastoral da Arquidiocese, padre Geraldo Bendaham.

“A participação da Arquidiocese neste Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral é educativa. A gente faz sugestões, alerta a sociedade da importância do voto, levanta as principais problemáticas que são esquecidas por aqueles que serão candidatos. Por exemplo, uma coisa que está sempre em pauta é a questão da política de segurança pública, pois nós estamos vivendo numa insegurança muito grande. Então, aqueles que são candidatos deveriam ter um olhar para isso pois impacta diretamente na vida das pessoas”, explicou Bendaham, destacando a importância de reunir entidades sérias que desejam promover a democracia, ajudando no processo de educação para que a população tenha uma consciência mais crítica e escolha seus representantes de maneira consciente.   O representante da Ordem dos Advogados do Amazonas – OAB/AM, advogado Cassius Clei Aguiar, afirmou que foram tratados diversos pontos, como a definição da sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas como espaço para realização das reuniões e local onde serão recebidas as denúncias quanto às irregularidades cometidas nessas eleições. Também foram propostos os temas de importância para a cidade de Manaus e seus habitantes, como mobilidade urbana, afim de que possam ingressar na pauta de discussão e abordagem na Câmara Municipal de Manaus.

Ações de conscientização

Neste ano, haverá a produção e distribuição da Cartilha sobre o voto consciente para o pleito de 2024 e a realização de palestras sobre o Voto Consciente, além de cursos sobre a Propaganda Eleitoral, Fake News, Desinformação, Inteligência Artificial, Prestação de Contas e participação da mulher na eleição. O comitê pretende redigir um documento com sugestões de políticas públicas para os (as) candidatos (as) e organizar debate entre os candidatos(as).

Por fim, o Comitê lembrou sobre a importância em estreitar as relações com o  Ministério Público Eleitoral com fins de firmar parceria e tornar mais célere as respostas às demandas sobre as denúncias que possam surgir no certame eleitoral. Os representantes aprovaram ainda a visita aos Conselhos de Classe   a fim de unir forças para fiscalizar e promover ações educativas que concorram ao voto consciente dos eleitores. Encontra-se também entre os projetos do Comitê, a criação do Estatuto Social para se constituir em uma entidade com maior força legal para atuação na sociedade.

Fonte: Arquidiocese de Manaus

Da redação: SJP/AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *