7 de Abril | Dia da/do Jornalista

🗞️🎤🎙️📹🎧🖥️📱📝

🔹Na véspera de 7 de Abril, Dia Nacional da e do Jornalista, saudamos a trajetória de luta, a força e a resistência de nossa categoria, organizada há 76 anos na Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e nos 31 Sindicatos de Jornalistas brasileiros. Celebramos a nossa capacidade de ousar, de lutar e de defender o Jornalismo e a profissão de jornalista, mesmo diante de um cenário de precarização da profissão, redução de salários, violência, disseminação da desinformação e destruição de direitos.

🔹O ano de 2023 e, especialmente a data de alusiva às operárias e operários da notícia, devem ser um marco para impedir a destruição da categoria e do Jornalismo, pilares da democracia do país. Assim, neste ano, as celebrações do Mês da e do Jornalista marcam a retomada de uma mobilização histórica pela reconstrução de nossos direitos.

🔹Entre as batalhas mais urgentes está a necessidade de realizar uma reparação histórica e aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº 206/2012, que restabelece o diploma de graduação em Jornalismo como critério único e impessoal de acesso à profissão de jornalista. Precisamos corrigir o erro colossal cometido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que, desde a decisão de 2009, derrubando essa prerrogativa, estimulou o desmonte da profissão, o aumento da atuação de disseminadores de fake news, fraudes na contratação de profissionais, descontrole nos registros profissionais, redução salarial, entre outras mazelas.

Hora de unir forças para impedir o desmonte do Jornalismo e da profissão de jornalista! 💪🏽✊🏾🙌🏿

➡️ Nota completa em www.fenaj.org.br. 🔗 na bio!

@sindjors@sindijor.pr@sindijornortepr@jornalistas_sc@jornalistassp@jornalistas_rio@sindicato_jornalista_perj@jornalistases@soujornalistajf@jornalistasdeminas@jornalistasdf@jornalistasgo@sindjor_ms@sindjormt@sinjorgran@sinjorpa@sinjac_acre@sindicatojornalistasam@sinjoper@sindjorto@sindjorce@sinjorba@sinjope@sindjorpi@sindjorpb@sindjornal@sindijorsergipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *