Samira de Castro encabeça chapa à direção da Fenaj

Uma única chapa vai participar da eleição direta para a escolha da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho. Encabeçada pela jornalista Samira de Castro, do Ceará, a chapa denomina-se “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” e tem representantes de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação.

No mesmo período e em eleição conjunta, também serão eleitos os novos membros da Comissão Nacional de Ética (CNE). As candidaturas, nesse caso, são individuais e seis jornalistas se inscreveram para o pleito. Serão eleitos(as) cinco titulares, pela ordem de votação, e o(a) candidato(a) menos votado(a) ficará na suplência.

A FENAJ é a única federação sindical que faz eleições diretas para eleger sua diretoria e a Comissão Nacional de Ética. Neste ano, a novidade é que a votação será totalmente eletrônica e on-line. As eleições são coordenadas pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), eleita pelo Conselho de Representantes (instância da Federação composta por um representante de cada Sindicato filiado e superior à Diretoria).

A chapa “Unidade na Luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia” é composta por 32 membros, distribuídos entre diretoria executiva, vices-regionais e secretarias. Também integra a chapa, segundo o Estatuto da FENAJ, os três membros que vão compor o Conselho Fiscal. Já a CNE é constituída por cinco integrantes, podendo ter igual número de suplentes.

📱Acesse fenaj.org.br e confira a lista das candidatas e candidatos. Link na bio.

https://www.instagram.com/p/CdlLd40LywF/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *