TOMA POSSE A NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS MÚSICOS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SINDMAM

Em cerimônia realizada na sexta feira. 28 de junho de 2024, às 12h, na sala de cinema do Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), em Manaus/Am, tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Amazonas, reafirmando o compromisso com a defesa e valorização dos músicos da região. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades culturais e sindicais, demonstrando o apoio, reconhecimento e a importância da luta do sindicato pelos direitos dos músicos no estado do Amazonas.

Durante a cerimônia, o presidente da sessão, Everaldo Barbosa, destacou os desafios enfrentados pelo movimento sindical no Brasil, especialmente no setor musical. Ele lembrou que, em uma década, os sindicatos brasileiros perderam 6,2 milhões de trabalhadores filiados, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A Reforma Trabalhista de 2017, que eliminou a obrigatoriedade da contribuição sindical e flexibilizou os contratos de trabalho, foi apontada como um dos principais fatores para essa queda na sindicalização.

Everaldo, ressaltou a importância da mobilização da categoria para reverter esse cenário e conquistar novas vitórias. “É essencial que reafirmemos nosso compromisso com a luta sindical, buscando a implementação de uma Convenção Coletiva dos Trabalhadores da Música do Amazonas, o cumprimento do Fazer cumprir a Lei nº 680, de 10 de Dezembro de 2002, que OBRIGA que todas as rádios da cidade de Manaus insiram em sua programação diária, no mínimo 20% das músicas de artistas locais, a lei do Couvert Artístico, Data Base da categoria e a Convenção Coletiva de Trabalho, afirmou.

Durante a posse, foram entregues Moções de Serviços Prestados pelo reconhecimento de Excelência a atuação do Sindicato, aos membros da junta governativa provisória, senhora Amanda Aparicio Pinheiro, senhor Jonatan Gonzales, senhor Everaldo Barbosa e Sr. Willes Cardoso.

A nova diretoria, composta por Hugo Pinheiro como Presidente, Matthew Lynch como Vice-Presidente, Oromides Souza como Secretário Geral, Luiz Carlos como Tesoureiro, Eloi Jr. e Otoniel Verçosa como Conselheiros Fiscais, está determinada a enfrentar os desafios e buscar novas conquistas para os músicos profissionais do Amazonas.

O novo presidente Hugo Pinheiro, em seu discurso destacou que hoje é um momento de celebração, mas também de reflexão e comprometimento e reafirmou o seu compromisso com cada músico filiado. Relembrou o momento sombrio que o segmento viveu durante a pandemia em que trouxe consigo uma série de desafios que abalaram profundamente o segmento musical. “Eventos cancelados, casas de shows fechadas, contratos suspensos e, para muitos, a perda de sua principal fonte de sustento. A música, que sempre foi uma força vital em nossas vidas, sofreu um duro golpe. Muitos músicos se viram sem renda, lutando para sobreviver em meio a um cenário de incerteza e medo”.  Porem que apesar de tudo que passamos na pandemia foi um momento de demonstração de resiliência e a criatividade dos músicos. Que agora é hora eu olharmos para o futuro com esperança e determinação e que a valorização do músico deve ser uma prioridade. Hugo Pinheiro, ratificou que os pilares de sua gestão, serão de união e valorização. “A união porque acreditamos que juntos somos mais fortes e podemos alcançar grandes conquistas. A valorização porque é imperativo que o trabalho do músico seja respeitado e remunerado de forma justa, garantindo condições dignas para todos.”

Como convidado â cerimônia de posse, o jornalista Wilson Reis, representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – Sinjor/AM, destacou a organização dos profissionais músicos no estado. “A presença neste evento de representantes dos governos em suas três esferas, federal, estadual e municipal, mostra a importância dos profissionais músicos na formação cultural do povo amazonense. As leis nacionais, como a Aldir Blanc e Paulo Gustavo, devem ser acompanhadas pela dotação orçamentária nos governo estadual e municipal com projetos que valorizem a nossa produção musical”, disse Reis.

A cerimônia contou com a presença dos seguintes convidados, entre eles:

Sr. Carles Waldemar Corrêa dos Santos – Secretário de Cultura e Representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Sr. Wilson Reis – Presidente do Sindicato dos Jornalistas no Amazonas

Sr. Alfredo Rocha – Diretor de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Amazonas e Membro da Operativa Nacional dos Trabalhadores da Cultura

Sr. Vanderlei Pinheiro – Conselheiro Titular de Cultura, representando o Conselheiro Mencius Melo da cadeira de Música do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas.

Representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal

Sr. Marcelo Dias – Representante do Escritório do Ministério da Cultura no Amazonas

Sr. Fabiano Cardoso – Supervisor artístico do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, representando o Exmo. Sr. Marcos Apolo Muniz de Araújo – Secretário Estadual de Cultura e Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (SEC/CONEC)

Dr. Neilo Batista – Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Manaus

Dra. Marcia Kristina Amazonas Prado Do Nascimento – Superintendente Substituta, representando a Exa. Sra. Francinete Lima – Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (MTE/AM)

A solenidade de Posse, foi um marco importante para a categoria, demonstrando o apoio de diversas instituições e autoridades à nova gestão do sindicato. A cerimônia de posse foi encerrada com o sentimento de renovação e esperança à nova diretoria para trabalhar em prol dos direitos e valorização dos músicos no Amazonas.

Manaus, 28 de junho de 2024.

Fonte e fotos: Assessoria/ Sindmam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *