Sinjor-RO e FENAJ repudiam tratamento hostil de PM a jornalistas
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Rondônia (Sinjor-RO) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público repudiar a forma truculenta, desrespeitosa e antiprofissional como as equipes dos jornais eletrônicos rondoniaovivo e portalderondonia foram tratadas por policiais militares que atuaram em operações de combate à onda de criminalidade em Porto Velho, durante o fim de semana.
As equipes faziam a cobertura no bairro Areal, zona central da cidade, quando foram xingadas e hostilizadas por um policial militar transtornado, no momento quando faziam a filmagem da transferência de um suspeito ferido da viatura da PM para unidade do Samu, expondo os profissionais a uma situação de total constrangimento perante a população que observava a ação.
Para o Sinjor-RO, trata-se de uma atitude que não condiz com as normas adotadas pela Polícia Militar de Rondônia e que é seguida pela maioria dos policiais que está na linha de frente do combate ao crime.
A direção do Sinjor-RO destaca a importância da parceria mantida entre a imprensa e a Polícia Militar de Rondônia em busca do bem comum: de um lado, a manutenção da segurança da população. De outro, o trabalho de levar a informação verdadeira, séria e profissional para a comunidade em geral e, consequentemente, valorizando a ação da polícia como um todo.
O Sinjor-RO e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lembram que a liberdade de imprensa, assim como o RESPEITO POR JORNALISTAS, são fundamentais para promover mudanças sociais que tanto precisamos.
Quando uma instituição usa sua voz para ir contra jornalistas, ela incentiva a intolerância e ameaça à liberdade de expressão.
A DIRETORIA
Fonte: FENAJ