Nota de pesar

SJSP lamenta a morte de David de Moraes, ex-presidente da entidade

É com profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) comunica o falecimento do jornalista David de Moraes, aos 87 anos, ocorrido no último domingo (14 de janeiro).

David de Moraes foi eleito presidente do Sindicato em março de 1978, assumindo o mandato de 1978 a 1981. Durante sua gestão, que o consagrou como o 18º presidente da instituição em sucessão ao companheiro Audálio Dantas, Moraes destacou-se por sua defesa incansável dos direitos dos trabalhadores, combatendo a censura, lutando por salários dignos e promovendo um sindicalismo forte, aberto, livre e democrático.

Seu período na presidência coincidiu com as grandes mobilizações de trabalhadores que confrontaram a ditadura militar, incluindo a greve dos metalúrgicos do ABC, apoiada pelo SJSP. Além disso, o mandato de Moraes foi marcado pela histórica greve dos jornalistas de 1979, a realização do 1° Prêmio Vladimir Herzog e a luta da categoria diante do fechamento da TV Tupi.

Moraes também atuou ativamente na fundação do Partido dos Trabalhadores: após deixar a presidência do SJSP, o jornalista dedicou-se à assessoria política ligada ao PT e trabalhou na Câmara Municipal de São Paulo, com vereadores do partido.

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo expressa sua solidariedade aos familiares e amigos do jornalista e relembra sua fundamental importância para a construção e fortalecimento de nossa entidade. David de Moraes, presente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *