Sindicato dos Jornalistas no Amazonas solicita segurança aos jornalistas nas eleições 2022

Com o objetivo de garantir segurança ao exercício profissional, nestas eleições 2022 no Amazonas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) encaminhou o ofício 013/2022/SJPAM ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas – TRE/AM.

“Em consequência do crescimento no número de ameaças verbais e agressões físicas, registradas em eleições passadas no Brasil e, diante da atual polarização na disputa política de candidatos e candidatas majoritários nestas eleições, faz-se necessária a adoção de medidas preventivas por parte das autoridades responsáveis como o TRE/AM, as polícias Civil e Militar, e inclusive os partidos políticos”, alerta o jornalista Wilson Reis, presidente da entidade.

Como exemplo, lembra Reis, podemos citar o caso ocorrido no dia 7 de setembro de 2021, data em que os jornalistas Luiz Henrique Almeida e Lázaro dos Santos Wanderley Filho, respectivamente repórter e repórter cinematográfico da Band Amazonas, foram agredidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, durante manifestação pública realizada na praia de Ponta Negra, em Manaus.

Alguns meses antes, outro caso de agressão ocorreu no dia 23/06/2021, onde o jornalista Leandro Marques, correspondente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão no município de Itacoatiara, foi agredido e ameaçado de morte por assessores do prefeito, Mário Abrahim (PSC), liderados pelo motorista Adevaldo Tavares Alves.

Relatório FENAJ   

A jornalista Samira Castro, atual presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), destaca os problemas ao exercício da profissão no Relatório de Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil em 2021, que Registra 430 casos, um número 54,07% maior do que de 2018. Revela ainda que, tal crescimento surge a partir de atitudes do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, contra jornalistas, principalmente após o início da pandemia de Covid-19, que registra atualmente mais de 683 mil mortes no país.

Manaus, 30 de agosto de 2022.

Assessoria de Imprensa

SJPAM

Contatos: (92) 3234-9977/ 99186-0465

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *