Sem registro oficial de agressões ou ameaças à jornalistas, Sinjor/AM acompanha 2º turno 

O segundo turno das eleições municipais no município de Manaus foi marcado por menor movimento de eleitores às seções de votação na parte da manhã, além de transcorrer sem registro oficial de agressões ou ameaças contra jornalistas na eleição para prefeito e vice-prefeito na capital do Amazonas.

Na Universidade Nilton Lins, zona 002, na seção 730, dos 325 aptos para votar, apenas 40 eleitores haviam exercido o direito ao voto até às 9h25. Contudo, alguns mesários e fiscais de partidos acreditavam que no período da tarde a participação dos eleitores seria maior. 

Na Universidade Paulista -UNIP, Zona 0002, a realidade confirmava aquela encontrada na Universidade Nilton Lins. Na seção 706, dos 376 aptos a votar, até às 10h, votaram apenas 62 eleitores. O auxiliar de serviços eleitorais, Leonardo Lemos, informou que neste 2° turno o movimento está menor em comparação ao 1° turno, embora acreditava que a melhora na participação deveria ocorrer após às 14h. A zona 0002, com funcionamento na Unip, era composta por 27 seções de votação, com 9.450 eleitores aptos a votar com uma média de 350 por seção. 

No centro histórico da capital, no Instituto de Educação do Amazonas – IEA, Zona 0001, seção 275 estavam aptos a votar,  apenas 81 votaram até 10h30. O coordenador de serviços eleitorais, Hiel Vasconcelos Júnior, aponta que pela manhã o movimento foi pequeno, porém, acreditava que poderia mudar após o almoço.

Mais de 1,4 milhão de eleitores aptos a votar

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas-TRE/AM, Manaus se constituiu em uma das 51 cidades brasileiras com 2° turno nas eleições deste domingo (27).  A partir das 7h, horário local, foram disponibilizados 470 locais de votação, distribuídos em 458 pontos urbanos e 21 rurais, aguardando os 1.446.122 eleitores aptos a votar na capital amazonense.

No total, 3.989 seções eleitorais em Manaus, a maioria – 376 delas -, está localizada na 62ª Zona Eleitoral, que abrange os bairros da Redenção, Santa Etelvina, Tarumã, Tarumã-Açú, zona rural, Planalto, Bairro da Paz e Lago Azul. A 62ª Zona Eleitoral é a que possui o maior número de eleitores em Manaus: 139.936 mil.

Ocorrências

No levantamento realizado junto a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública, nenhuma ocorrência foi registrada no plantão do órgão público que acompanhou a manhã e tarde da eleição municipal na capital do Amazonas. Em alguns locais de votação ainda foram encontrados os “santinhos” de candidatos, como na escola Sant’ana, no Aleixo. No caso, do candidato David Almeida.

A equipe de profissionais do Sinjor/AM, no plantão especial das eleições, atuou com os jornalistas Wilson Reis, Alessandra Aline e Francisco Cabral.

Assessoria de Imprensa

Sinjor/AM

Com informações do TRE/AM e SSP/AM

Fotos: Francisco Cabral MTM 0001675

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *