Nota de Repúdio do Sindicato

NOTA DE REPÚDIO

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AMDIRETORIA
Manaus, 22 de janeiro de 2018.

Nesse sentido, a entidade SOLIDARIZA-SE com a jornalista Renata Maquiné, colocando-se à disposição para encaminhamento das medidas judiciais que se fizerem necessárias. À Câmara Municipal de Caapiranga, o SJP/AM solicita a apuração da conduta adotada pelo vereador Silas Pereira Ruiz (PP), a fim de apurar a possível quebra de decoro por parte do parlamentar e informa que tomará as medidas necessárias para que este procedimento seja concluído. O SJP/AM pede PROVIDÊNCIAS à Secretaria de Segurança Pública pelo ocorrido a fim de garantir a apuração dos fatos por meio de inquérito, garantindo assim o direito à liberdade de imprensa, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso X.
Na ocasião, a jornalista que estava no município para a cobertura dos festejos de São Sebastião, foi agredida verbalmente e ameaçada pelo vereador Silas Pereira Ruiz (PP), durante o livre exercício da profissão. O fato foi registrado na 32º Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em Caapiranga. Segundo o Boletim de Ocorrência, o vereador encontrava-se em visível estado de embriaguez. Houve ainda o registro de ameaças comprovadas por meio do aplicativo WhatsApp. O vereador é partidário do prefeito cassado Antônio Ferreira Pongó.
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM, em nome da categoria, vem a público manifestar total REPÚDIO às ameaças e agressões verbais feitas contra a jornalista Renata Maquiné, apresentadora dos programas Sabino & Reizo Castelo Branco e Municípios em Ação, exibidos na Band Amazonas, ocorrida na tarde de sábado, 20/01, no município de Caapiranga, a 134 quilômetros de Manaus.

Manaus, 22 de janeiro de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *