FENAJ solidariza-se com Leonel Camasão, alvo de tentativa de silenciamento por meio de ações judiciais
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) solidariza-se com o jornalista Leonel Camasão, alvo de processos judiciais, por parte de políticos e empresários que tentam cercear sua liberdade de expressão. No total, o grupo de pessoas pede quase R$ 173 mil em indenizações.
O jornalista, que é presidente do PSOL de Florianópolis, está sendo processado pelo empresário Luciano Hang, o senador da República Jorge Seif, o ex-diretor da PRF de Bolsonaro, Silvinei Vasques, e mais recentemente, a deputada federal Júlia Zanatta.
Para a FENAJ, os processos judiciais visam restringir o direito à liberdade de expressão de Leonel Camasão, como cidadão e jornalista, assim como tentar impedir seu exercício de crítica política a figuras que exercem mandato eletivo ou têm atuação pública.
Ao mesmo tempo em que se solidariza com Camasão, a Federação denuncia que as liberdades de expressão e de imprensa, direitos fundamentais e caros às sociedades democráticas, estão sendo atacadas diuturnamente por pessoas que se utilizam do judiciário para tentar calar cidadãos e jornalistas.
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os tribunais brasileiros devem coibir a judicialização predatória. Neste sentido, reiteramos que o acesso à Justiça é um direito que não pode ser usado indiscriminadamente, de maneira a dificultar o pleno exercício da liberdade de expressão.
Brasília, 31 de agosto de 2023
Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas