FENAJ apresenta dados da violência contra jornalistas ao Relator sobre Liberdade de Expressão da OEA

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) participou, no dia 5 de agosto, de reunião com o Relator Especial sobre Liberdade de Expressão (RELE), da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca. O encontro virtual foi organizado pelo Observatório da Democracia e Riscos Eleitorais (DEMOS), o Washington Brasil Office (WBO), a Oficina Brasil e América do Sul da Artigo 19 e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
.
O objetivo do encontro foi contribuir com informações sobre a situação geral da integridade da democracia e do processo eleitoral brasileiros. E também articular medidas conjuntas para o acompanhamento da RELE, nas eleições, sobre o exercício da liberdade de expressão no processo eleitoral; a proteção de jornalistas e comunicadores no processo eleitoral e; a desinformação e ambiente de violência politica.
.
Na ocasião, a segunda vice-presidenta da FENAJ, Samira de Castro, destacou a preocupação da Federação com a escalada das agressões a jornalistas, citando números do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil 2021, com 430 casos. Também reforçou o caráter institucionalizado dessa violência pelo Estado brasileiro, uma vez que o principal agressor da categoria é o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que é responsável por quase quatro agressões em cada dez registradas ano passado.

➡️ Matéria completa em fenaj.org.br. Link na bio.

liberdadedeexpressão

LiberdadeDeImprensa

FENAJ #direitoshumanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *