ENTREVISTA – Combater as falsas notícias é dever de profissionais e internautas
As Fake News e seus impactos, tema explorado no programa de entrevista “Código Aberto” da Rádio Rios FM 95,7, nesta segunda-feira, 17/04, revelou mais uma vez a importância do assunto nas produções jornalísticas. “O antídoto ou combate à notícia de conteúdo falso e interesse escuso é mais jornalismo com ética e qualidade. Sem isso, deixaremos de respeitar a população”, lembra o presidente, Wilson Reis, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM.
Sem a tipificação desse crime pela legislação brasileira, especialmente no caso da internet, uma das formas de combate às falsas notícias é a de que profissionais e a população, que acessam, diariamente, os vários formatos da mídia digital, devam checar a veracidade das informações que recebem antes de compartilhá-las.
Apresentado pelos profissionais Fred Lobão e Alita Falcão, além da participação do advogado convidado, Flávio Terceiro, o programa é um dos líderes de audiência no horário das 18h, em Manaus.
No debate ficou evidenciado a permanência e o uso das chamadas Fake News nos meios de comunicação, principalmente, no formato das mídias digitais. Alimentada por interesses políticos e/ou econômicos, as falsas notícias são criadas por grupos ou pessoas com o intuito de espalhar boatos, propagar mentiras, disseminar ódio e ludibriar a população.
Em 18/04/2023.
Fotos: João Dejacy
Assessoria de Imprensa
SJP/AM