Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa será em Salvador

22ª edição do ENAJI deve reunir cerca de 300 pessoas. Na foto, registro do 20º Encontro, realizado em Fortaleza, em 2015

Evento, que deve acontecer na segunda quinzena de novembro, já tem o apoio da Prefeitura da Capital baiana

A cidade de Salvador será a sede, em novembro deste ano, do próximo Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). Em sua 22ª edição, o maior fórum dos assessores de imprensa será organizado pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Em paralelo, ocorrerá também o XI Congresso dos Jornalistas da Bahia.

A escolha da capital baiana para a realização do 22º ENJAI foi aprovada pelo Conselho de Representantes da FENAJ, em reunião realizada em abril deste ano. Mas os preparativos para o evento, que deve acontecer na segunda quinzena de novembro, começaram em janeiro, quando a Prefeitura de Salvador confirmou o apoio ao encontro nacional.

“O apoio foi dado pela secretária de Comunicação de Salvador, jornalista Renata Vidal, após encontro com a direção do Sinjorba e a presidente da FENAJ, Samira de Castro”, lembra Moacy Neves, primeiro secretário da FENAJ e presidente do Sinjorba. “A Prefeitura tem todo interesse em ser parceira dos jornalistas na realização desses encontros”, afirmou a gestora municipal à época.

O 22º ENJAI ocorrerá após seis anos desde sua última edição, que foi realizada no Espírito Santo, em 2017. “Este é um fórum específico para os debates e a organização das lutas dos jornalistas que atuam em assessorias de imprensa e de comunicação”, define Samira de Castro. A expectativa é reunir 300 participantes, entre jornalistas, estudantes, professores da área e demais interessados.

Este ano um dos grandes debates deve ser sobre a atualização do Decreto-Lei Nº 83.284/1979, que regulamenta a profissão de jornalista no país, para inclusão da função de assessor de imprensa. “Essa é uma das pautas prioritárias da FENAJ e dos Sindicatos filiados, visto que mais de 1/3 dos jornalistas brasileiros (34,9%) trabalham fora da mídia, contemplando as seguintes atividades: assessoria de imprensa ou comunicação, produtoras de conteúdo para mídias digitais ou outras ações que utilizam conhecimento jornalístico”, pontua a dirigente, citando dados da pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro.

A presidenta da FENAJ explica que os 31 sindicatos filiados à Federação realizam seus Encontros Estaduais de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAIs) ou Assembleias Gerais para indicação dos seus delegados ao evento.

FENAJ https://fenaj.org.br/encontro-nacional-de-jornalistas-em-assessoria-de-imprensa-sera-em-salvador/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *