Data para ser sempre lembrada: 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Há exatamente 46 anos, um grupo formado por cerca de 3 mil jornalistas desafiou a ditadura militar do general Ernesto Geisel ao produzir o manifesto pela Liberdade de Imprensa e o fim da censura no Brasil. De lá para cá, a data de 7 de junho passou a ser conhecida como Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.

Desde o Golpe Militar (civil-militar para alguns historiadores) ocorrido em 1964, vigente até 1985, o Brasil esteve sob o controle do regime autoritário, marcado pela falta de liberdade, a censura, prisões arbitrárias, torturas e o desaparecimento de adversários políticos.

Os veículos de comunicação de massa e toda a produção artística viviam sob a censura prévia da Divisão de Censura de Diversões Públicas, órgão a serviço dos ditadores de plantão.  A censura no Brasil, sob a égide do Ato Institucional n° 5, limitou profundamente o trabalho da imprensa, impedindo que os jornalistas denunciassem o governo e noticiassem o que acontecia.

A Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj e seus 31 Sindicatos nos estados e municípios brasileiros destacam a luta dos e das jornalistas no enfrentamento à censura e em defesa da liberdade de Imprensa e a livre manifestação do pensamento, lembrando a importância da organização dos profissionais em suas entidades sindicais e o compromisso com a democracia, tão necessários ao exercício profissional de milhares de jornalistas em todo o país.

Manaus, AM, 07 de junho de 2023

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM

Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *