8 de Março – Pelo fim da violência contra as mulheres e a garantia dos direitos trabalhistas

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Comissão das Mulheres do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) reclama o direito das jornalistas no Amazonas a terem o local de trabalho seguro para que possam exercer suas funções sem sofrerem assédio sexual, abuso psicológico, trolling online e outras formas de violência de gênero enquanto exercem suas funções, quer seja em redações ou outros setores nos quais as profissionais atuam.

Segundo dados de 2020, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), 1 em cada 3 mulheres sofreram abusos. No jornalismo, quase 1 em cada 2 mulheres sofreu algum tipo de assédio moral e sexual e ataques sexistas, machistas e misóginos.

O SJP/AM e a FENAJ orientam as mulheres jornalistas que não se calem e denunciem os atos de violência, que visam intimidar e silenciar as mulheres. A categoria precisa se sentir fortalecida e a principal reivindicação é pelo fim de toda forma de violência.

O SJP/AM e os 31 Sindicatos no país, por meio da Federação Nacional dos Jornalistas têm lutado em favor do exercício profissional dos jornalistas, em especial pelo direito da mulheres jornalistas e em defesa da democracia, pela eliminação da violência contra as mulheres, e garantia de direitos trabalhistas.

Roda de Conversa 2020 – SJPAM

Dados da FENAJ apontam que o ano de 2020, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi o mais violento para os jornalistas brasileiros, desde o início da série histórica da Federação. Foram 428 casos de ataques – incluindo dois assassinatos – o que representa um aumento de 105,77% em relação a 2019, ano em que também houve crescimento das violações à liberdade de imprensa no país.

No Brasil, país em que uma mulher é morta a cada duas horas e um estupro acontece a cada 11 minuto, a FENAJ e seus Sindicatos filiados destacam que o 8 de Março é mais do que uma data simbólica. Ela marca a necessidade de se construir ações junto a sociedade e pressionar os governos na luta pela equidade de gênero, capaz de levar ao fim o racismo, o machismo, o sexismo, a misoginia, a LGBTIfobia, a violência e o feminicídio.

Manaus, Am, 08 de março de 2023.

Comissão de Mulheres Jornalistas

SJP/AM

Foto: Steffanie Schmidt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *