1º de Maio, é preciso avançar nas lutas do jornalismo e jornalistas

Data comemorativa no Brasil e no Mundo, o 1º de Maio de 2023, se constitui em um momento de reflexão e de organização das ações que possam fazer avançar as lutas reivindicatórias da classe trabalhadora, na redução do desemprego e na precarização das relações de trabalho, aprofundadas na reforma patronal realizada pelo governo Temmer, em 2017.

Os jornalistas brasileiros, organizados pela Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj e os 31 Sindicatos nos estados e municípios, realizam, desde o final do ano passado, verdadeira cruzada em todo país com a finalidade de sensibilizar a categoria e o novo governo Lula sobre a importância em aprovar e implementar as 8 Pautas prioritárias das e dos jornalistas no Brasil, que são: a PEC do Diploma; Atualização da regulamentação profissional dos jornalistas; Criação dos Conselho Federal dos Jornalistas -CFJ; Piso Salarial Nacional dos Profissionais; Regulação das Comunicações e das Plataformas Digitais; Criação dos Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo; Recuperação da Empresa Brasil de Comunicação – EBC e ampliação do Sistema Público de Comunicação e Revogação das contrarreformas.

Pela grandeza de cada luta específica inserida nas 8 Pautas, ganha em importância o fortalecimento das entidades e a participação dos jornalistas brasileiros nas atividades de cada item da referida pauta. Portanto, se impõe o necessário esforço coletivo, afinal, os jornalistas foram os profissionais que mais revezes sofreram nos últimos 5 anos. 

A vitória nas lutas e a melhoria das condições de salários e trabalho, estão mediadas pela capacidade coletiva de intervenção na complexa realidade do mundo contemporâneo do trabalho e renda. São vários os desafios. Contudo, sabemos de nossa força e, juntos, somos + e realizaremos muito +.

É importante destacar que, neste ano, o tema do 1º de Maio é “Emprego, Direitos, Renda e Democracia”. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) conclama os seus 31 Sindicatos filiados e a categoria a participar das atividades que marcam o Dia e o mês dos trabalhadores e das trabalhadoras no país.

Manaus, Am, 1º de Maio de 2023.

Diretoria

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *