Técnicos das Forças Armadas decidiram investir em um projeto para conferir em tempo real a totalização dos votos feita pelo Tribunal Superior Eleitoral
O boato da vez diz que técnicos das Forças Armadas decidiram investir em um projeto para conferir em tempo real a totalização dos votos feita pelo @tsejus, inclusive com o apoio do Tribunal. Essa (des)informação NÃO É VERDADEIRA. Não existe acordo com as Forças Armadas nesse sentido e, apesar de ser possível a fiscalização do processo eleitoral por várias entidades, a #JustiçaEleitoral não libera o acesso a arquivos brutos da totalização enviados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
O #TSE reitera que há várias eleições já é possível fazer a contagem dos votos a partir da somatória dos Boletins de Urna (BUs). Para o pleito deste ano, foi implementada a novidade de publicação dos BUs pela internet, após o encerramento da votação, fornecendo acesso amplo e irrestrito de todas as entidades fiscalizadoras e à população em geral. Qualquer pessoa interessada vai poder somar livremente os Boletins e fazer sua própria totalização da eleição.
Repost: Tribunal Superior Eleitoral