Plantão Sindical encerra expediente sem registro de ocorrências
As eleições para prefeito e vereadores no município de Manaus, ocorrida no domingo (6/10), transcorreram sem o registro de ameaças ou agressões físicas aos profissionais jornalistas que atuaram nas equipes de reportagem dos veículos de comunicação. Neste primeiro turno eleitoral, nenhuma denúncia foi encaminhada, até às 17h, ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – Sinjor/AM, durante o plantão realizado pela entidade no dia das eleições.
Com visitas realizadas às seções eleitorais nas principais zonas da cidade de Manaus, os membros da direção do Sinjor/Am puderam conversar com fiscais eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM e repórteres de portais de notícias. Numa manhã considerada tranquila por todos, o contratempo à legislação das eleições ficou por conta dos panfletos e “santinhos” dos candidatos (as) jogados por terceiros nas portas dos colégios e ruas próximas aos locais de votação.
À tarde, a equipe se manteve na sede do Sinjor/AM, avaliando parte do certame eleitoral em desenvolvimento em alguns municípios do interior do estado do Amazonas. No encerramento do período de votação e início da apuração dos votos, o plantão foi concluído sem o registro de incidentes ou de casos que pudessem ameaçar o livre trabalho dos profissionais da imprensa na cobertura jornalística do primeiro turno das eleições municipais.
Manaus, 7/10/2024.
Equipe de Plantão/Sinjor-AM:
Wilson Reis
e Walmir Ferreira
Fotos: Francisco Cabral (MTB 001675)