NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SINJOR/AM e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ tornam público seu repúdio ao discurso misógino do jornalista e senador Plínio Valério, realizado na Fecomércio, em Manaus-AM, contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, onde afirmou: “IMAGINA O QUE É TOLERAR A MARINA POR 6 HORAS SEM ENFORCÁ-LÁ”.

O parlamentar ao realizar discurso deste nível, denota clara incitação à violência política de gênero e atenta contra a postura exigida a um parlamentar representante do povo. É um comportamento lamentável, gravoso e reprovável.

Rechaçamos todo tipo de violência contra as mulheres e consideramos que a violência política de gênero e o machismo são as ferramentas que mais impedem que as mulheres alcancem os espaços de poder e de decisão. A busca pela efetivação dos direitos humanos das mulheres tem como imperativo o enfrentamento a todas as manifestações que legitimam, naturalizam ou justificam a violência de gênero. 

Ressalta-se, pois, que o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher é uma pauta fundamental para a construção de relações sociais mais justas e igualitárias.Ademais, como profissional  que o é, o jornalista  Plínio Valério ignora o conjunto de princípios contidos no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

Diante dos fatos, o Sinjor/AM e a FENAJ repudiam o discurso  do jornalista e senador Plínio Valério (PSDB/AM) reforçam seu REPÚDIO à violência sofrida e entregam toda SOLIDARIEDADE à Ministra do meio ambiente Marina Silva.

Manaus/Am, 20 de março de 2025.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SINJOR/AM

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *