NOTA DE PESAR – ARLINDO AUGUSTO DOS SANTOS PORTO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SINJOR/AM, lamenta profundamente a morte, ocorrida nesta última quarta-feira (28/8), de um dos mais ilustres sindicalizados e primeiro presidente da entidade no Estado, o jornalista e escritor Arlindo Augusto dos Santos Porto, aos 95 anos, na cidade do Rio de Janeiro.
Arlindo Porto, como era conhecido profissionalmente e entre amigos (as), foi deputado cassado pelo Golpe Civil-Militar, que se instalou no Brasil em 1964 e presidente do Sinjor/AM, no período de 1959 a 1963.
Junto com Nelson Braga, Milton de Magalhães Cordeiro, Irisaldo de Albuquerque Godot, Wanderley Barbosa de Pinho e Sátiro Ramos Barbosa, o jornalista Arlindo Porto teve papel decisivo na fundação do Sindicato dos Jornalistas no Amazonas nos anos de 1957/58, compondo a primeira diretoria da entidade em fevereiro de 1959. Foi, também, literato, servidor público e membro da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA).
Como jornalista, advogado ou ex-deputado cassado deu exemplo de resistência, luta e lealdade aos princípios democráticos em defesa dos colegas, do jornalismo e da sociedade amazonense. Amigos (as) e familiares despediram-se de Arlindo Porto, nesta quinta-feira (29/8) em cerimônia de cremação no cemitério da Penitência, no Caju, Rio de Janeiro.
Nossos sinceros sentimentos de pesar à família e amigos do jornalista que nos deixa legado de luta e organização para categoria no Amazonas.
Arlindo, Presente!
Manaus, 29 de agosto de 2024.
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SINJOR/AM