NOTA DE APOIO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) vem a público manifestar APOIO e SOLIDARIEDADE ao jornalista ALEX MENDES BRAGA, apresentador do programa “Amazonas Diário”, do Grupo Diário de Comunicação, vítima de agressão física e intimidação sofridos na noite de quinta-feira (23/7) após sair da redação do jornal Diário do Amazonas.
ALEX MENDES BRAGA, segundo relato próprio, foi agredido por dois homens que o intimidaram, alegadamente, por sua atuação à frente do programa “Amazonas Diário”.
O SJPAM reafirma a importância do jornalismo como instrumento da própria sociedade na defesa de seus direitos e da democracia. É papel do jornalista registrar os fatos, ser testemunha da história, mantendo sempre o compromisso com a verdade e com o leitor.
Sob qualquer justificativa um jornalista pode ser impedido ou agredido por realizar seu trabalho.
REPUDIAMOS a agressão cometida contra o jornalista ALEX MENDES BRAGA e este sindicato cobra que as investigações sejam céleres na apuração e identificação dos agressores.
O SJPAM trabalha para mostrar que o jornalista não é um inimigo da sociedade, mas se coloca a serviço dela para que ela se aproprie deste trabalho que lhe assegura a liberdade de pensamento e expressão.
O SJPAM lembra que o trabalho da imprensa é um serviço essencial sem o qual não há informação segura e confiável e se coloca à disposição para auxiliar o jornalista ALEX MENDES BRAGA no que for preciso.
Manaus, 24 de julho de 2020.
DIRETORIA
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM