“Maior homenagem aos jornalistas é a aprovação da PEC do Diploma”, destaca presidente da Fenaj, Samira de Castro

A presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, declarou durante a reunião ordinária da Comissão de Trabalho e Previdência Social da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (09/04), na Comissão de Trabalho na Câmara Federal.

O presidente da Comissão de Trabalho da Casa Legislativa, Leo Prates (PDT-BA), realizou uma homenagem aos jornalistas, em alusão ao Dia do Jornalista. Durante a homenagem, a presidente da Fenaj, Samira de Castro, ponderou que na segunda-feira (07/04), se comemora o Dia do Jornalista, data esta que é de extrema importância para relembrar o papel que a categoria profissional tem na sociedade.

“E o maior presente, a maior homenagem que esta Casa pode dar a essa categoria é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 206/ 2012). A PEC restabelece a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em jornalismo para o exercício da profissão. Nós estamos falando, senhores, de uma profissão regulamentada desde os anos 40, que tinha esse critério de acesso impessoal, transparente, sendo retirado dessa categoria em 2009 por uma decisão equivocada do Supremo Tribunal Federal”, declarou a presidente.

Samira de Castro destacou durante a Discussão, que a relevância de compreender a volta da exigência do diploma, se constitui em uma maneira de qualificar o jornalismo no Brasil.

“A gente não precisa ressaltar o fato de que hoje vivemos num ambiente de extrema desinformação, num ambiente em que se acostumou a chamar de fake news tudo aquilo que não é verdadeiro e que é veiculado na imprensa, nas redes sociais. Então, nesse cenário de desinformação, de fake news e de ataques à própria imprensa, o diploma é uma garantia de que o jornalismo será exercido com preparo técnico, teórico e, sobretudo, ético. E o restabelecimento desse critério de acesso à nossa profissão fortalece a responsabilidade social do jornalista e protege a sociedade de conteúdos distorcidos ou manipulados”, destacou Samira de Castro.

A presidente da Fenaj frisou ainda que o diploma, portanto, não é só uma conquista para a categoria dos jornalistas, mas um instrumento de defesa da democracia.

“A PEC 206/2012 foi relatada aqui numa comissão especial em 2014 e está pronta para ir a voto. Nós precisamos do consenso do Colégio de Líderes para colocar essa matéria em votação, restabelecermos esse critério de acesso e garantirmos à sociedade informação livre, democrática, plural, com responsabilidade ética de quem a produz”, acrescentou.

4° Ocupa Brasília na Semana do Jornalista

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos intensificam articulações na 4° Ocupa Brasília, nesta semana do Jornalista.

As atividades têm participação de representações dos sindicatos filiados. As entidades estão tratando de cinco pautas da categoria junto aos líderes e partidos no Congresso Nacional: PEC do Diploma, Pejotização, Violência contra Jornalistas, Taxação das Big Techs e Piso Salarial Nacional.

Assessoria de Imprensa Sinjor/AM
Texto e Imagens: Alessandra Martins DRT 0001440/AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *