Ciência e Diretrizes Curriculares de Jornalismo são debatidas no 3º dia de ENEjor e CONjor em Manaus
O congresso encerra nesta sexta-feira (28/04) com palestras, conferências e premiações.
Na manhã desta quinta-feira (27/04), o 22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor) e 3° Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONjor) receberam em sua programação palestras e discussões mediadas por profissionais renomados nacionalmente, que abordaram as temáticas do Jornalismo Científico e Ambiental no Brasil e também as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso.
Na primeira parte da programação, o painel coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Barbosa (FIC/Ufam) contou com as participações do prof. Dr. Allan Rodrigues (FIC/Ufam), do Prof. Dr. Guilherme Gonçalves de Carvalho (Uninter/UEPG) e da Profa. Dra. Lisbeth Oliveira (UFG) para tratar de urgências e dificuldades do ensino de jornalismo científico e ambiental.
O líder do Grupo de Pesquisa Trokano, Allan Rodrigues, discursou sobre as iniciativas de pesquisa sobre ciência e meio ambiente e destacou ainda, a importância da prática científica que se comunica: “De nada adianta um avanço científico se ninguém ficar sabendo dele, se a sociedade não souber, não tem como melhorar a sua vida”, afirmou o professor.
Já o professor Guilherme Gonçalves, abordou principalmente os desafios enfrentados pelos jornalistas no desenvolvimento da prática no mercado e meios para contornar a problemática. “Um dos desafios de fazer o jornalismo científico está relacionado com a audiência, porque de fato o jornalismo científico não está entre as editoriais mais lidas, não é o jornalismo mais querido de modo geral pelo público brasileiro”, destacou.
No segundo momento, o prof. Dr. Eduardo Meditsch da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trouxe um momento de reflexão para a comunidade acadêmica sobre a história das Diretrizes do ensino de jornalismo e também das possibilidades de repensá-las. Ele comentou também, sobre como o jornalismo está ficando cada vez mais velho, pois não leva em conta o público jovem. “Nós temos um problema de comunicação do jornalismo com a população e muito da crise do jornalismo se deve à isso. Temos que encarar de frente esses problemas, a perda do público jovem e a perda do público popular”, concluiu.
O congresso encerra nesta sexta-feira (28/04) com palestras, conferências e premiações.
A programação pode ser acessada no link:https://doity.com.br/ensinodejornalismo2023/calendario
ENEjor e CONjor
Os dois eventos são organizados pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) e pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). A iniciativa conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Os eventos, que atraíram cerca de 400 participantes de todo o País, acontecem até 28 de abril em Manaus. Tanto o Enejor quanto o Conjor acontecem de forma presencial nos campus da Ufam, Centro Universitário Fametro, Uninorte e Faculdade Boas Novas (FBN) (conforme a programação), com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do Portal da Ciência (@portaldaciencia6907).
Para saber mais da programação, basta clicar no link a seguir: https://doity.com.br/ensinodejornalismo2023/calendario