3º Ocupa Brasília amplia mobilização pela PEC do Diploma
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realizou de 23 a 25 de abril a terceira edição do movimento chamado Ocupa Brasília, uma mobilização de dirigentes da entidade e dos sindicatos a ela filiados, na Câmara Federal, para abordar os deputados e sensibilizá-los a votar a PEC do Diploma. A Proposta de Emenda Constitucional (206/2012) está pronta para ser votada no plenário da Casa, depois de já ter sido aprovada pelo Senado em 2012.
Participaram da mobilização dirigentes da FENAJ e dos Sindicatos do Amazonas (SinjorAM), Alagoas (Sindjornal), Bahia (Sinjorba), Ceará (Sindjorce), Distrito Federal (SJDF), Espírito Santo (Sindijornalistas/ES), Mato Grosso do Sul (SindjorMS), Minas Gerais, Município do Rio de Janeiro (SJMRJ), Norte do Paraná (Sindijor NortePR), Paraná (SindijorPR), Roraima (Sinjoper) e São Paulo (SJSP). Na oportunidade, dezenas de deputados manifestaram seu voto favorável à PEC, ampliando o apoio à matéria.
A FENAJ e os Sindicatos vêm fazendo duas ações paralelas. As entidades locais buscam os deputados de cada estado, cabendo à Federação promover as conversas com os líderes dos partidos, blocos, do governo e da oposição. Todas as manifestações são colocadas em uma planilha com o mapeamento do apoio à aprovação da PEC 206/2012. Esse mapa será disponibilizado em em um site que será lançado em breve.
A FENAJ retomou a luta do diploma em março de 2023 e já no mês seguinte realizou a primeira edição do Ocupa Brasília. Em outubro aconteceu a segunda mobilização. “Estas ações servem para angariar apoio parlamentar à matéria, mas também para ampliar na Câmara o grau de conhecimento sobre o tema, uma vez que o assunto ficou em segundo plano entre 2016 e 2022”, diz Moacy Neves, presidente do Sinjorba e 1º secretário da FENAJ.
Moacy, que está no 3º Ocupa Brasília, diz que nestes 13 meses de mobilização já houve importantes avanços em torno desse debate, com a realização de uma audiência pública na Comissão de Comunicação da Câmara, em outubro de 2023, e o apoio já contabilizado de importantes líderes da Casa, como as bancadas do União Brasil, PDT, PSD e PT.
Mobilização da categoria
A presidenta da FENAJ, Samira de Castro, convoca os jornalistas brasileiros a aderirem à campanha pela aprovação da PEC 206/2012. O apoio pode ser feito com manifestações em suas redes sociais pessoais (marcando a FENAJ e o seu Sindicato), envio de mensagens diretas aos deputados e deputadas (por e-mail ou redes) pedindo o voto ou até mesmo através de abordagens diretas, por exemplo, após uma entrevista, perguntando sobre sua posição em relação à proposta.
“A participação de cada colega nessa luta é fundamental para a sensibilização dos parlamentares, pois o Congresso se movimenta para um lado ou outro na medida do ‘humor’ da sociedade”, completa Moacy Neves. Ele diz que se os deputados e deputadas perceberem que se trata apenas de uma ação das entidades sindicais, dificilmente a proposta avançará na Câmara e a categoria continuará assistindo à banalização da concessão de registros profissionais, bem como à precarização da profissão e das relações de trabalho.
Fonte: FENAJ