SJPAM manifesta apoio à eleição da chapa Audálio Dantas; eleição ocorre nos dias 17 e 18 no AM

Em apoio à chapa de consenso “Audálio Dantas – Em Defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da Democracia”, candidata à direção da Fenaj para o triênio 2019 – 2022, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) realizou visitas às redações dos jornais A Crítica e Amazonas Em Tempo na tarde desta quarta-feira, 11/07, a fim de apresentar os representantes do Amazonas na chapa, o jornalista Wilson Reis, candidato à reeleição como vice-presidente regional Norte 1, e Antônio Paulo, jornalista amazonense freelancer em Brasília, candidato à tesoureiro, membro da Diretoria Executiva. As vice-regionais são responsáveis por fazer a ponte dos estados junto à diretoria executiva.

A eleição ocorre em nível nacional nos dias 16, 17 e 18 de julho. Todos os jornalistas sindicalizados que estejam em dia com a entidade podem votar. No Amazonas, a votação ocorrerá nos dias 17 a 18 com uma urna itinerante, que percorrerá as redações com maior número de votantes e uma urna fixa, que ficará disponível para voto de 8h às 17h, na sede do SJPAM, sito à Praça Santos Dumont, nº 15, Centro.

A presidente do SJPAM, Auxiliadora Tupinambá, informou ainda que a entidade realiza atendimento em horário comercial para quem quiser se regularizar ou negociar os débitos. Para quem quiser votar, é possível fazê-lo até o dia da eleição.

Além da nova direção nacional da entidade máxima de representação dos jornalistas, a categoria elegerá ainda os cinco novos integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE).

Depois de sete eleições com disputa, uma única chapa foi registrada para o pleito e apoia os cinco candidatos concorrentes à CNE.A atual presidenta da entidade, Maria José Braga (GO), encabeça a chapa Audálio Dantas – em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia. Paulo Zocchi (SP), é candidato à 1ª vice-presidência. Os demais cargos da Diretoria – distribuídos entre Executiva, vices-regionais e departamentos – são ocupados por jornalistas de todas as regiões do país e da maioria dos Estados.

A unidade entre os grupos com atuação no movimento sindical dos jornalistas foi fruto de vários debates que identificaram convergências, principalmente em razão da conjuntura nacional (de retrocessos políticos, socioeconômicos e culturais) e de ataques à classe trabalhadora e as suas organizações sindicais.

Considerada um avanço importante para a resistência e o enfrentamento à retirada de direitos sociais e trabalhistas, às constantes ameaças às liberdades de expressão e de imprensa e ao estado democrático de direito, a unidade vai fortalecer a FENAJ e suas lutas em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da democracia.

“Este é um momento que exige a nossa unidade. Através da precarização das relações de trabalho e demais ataques orquestrados contra a própria democracia, acabamos sendo atacados diretamente em nosso exercício profissional. Fomos a categoria mais atacada nos últimos dez anos do ponto de vista da desestruturação do ofício de jornalista e, por isso, é preciso que estamos juntos neste momento”, afirmou Wilson Reis, candidato à vice-presidência regional Norte 1.

Histórico

A chapa foi registrada dentro do prazo estabelecido no calendário eleitoral, assim como as candidaturas à CNE. Não houve pedido de impugnação de nenhuma candidatura e, no dia 22 de maio, a Comissão Eleitoral Nacional declarou a chapa oficialmente inscrita, autorizando o início da campanha eleitoral.

A Federação Nacional dos Jornalistas é a única federação sindical a realizar eleições diretas para escolher sua diretoria e a Comissão Nacional de Ética. As eleições, além de expressarem a democracia participativa, com cada jornalista sindicalizado podendo dar o seu voto, são também momento de debate nacional sobre a realidade da categoria e sobre as lutas que a entidade de representação nacional deve priorizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *