SJPAM convoca profissionais para Assembleia que dará início ao processo eleitoral para nova diretoria da entidade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) realiza, nesta quinta-feira, 01.10, assembléia ordinária que dá início ao processo das eleições para a gestão 2021-2023 com a definição da Comissão Eleitoral, aprovada pela categoria. Em função da pandemia de covid-19, a reunião será online, por meio da plataforma Google Meet, que poderá ser acessada pelo link bit.ly/AssembleiaEleição .

Qualquer profissional pode candidatar-se a membro da Comissão Eleitoral, composta de 5 (cinco) a 7 (sete) associados do Sindicato, a critério da Assembleia. A exceção são os que pretendem concorrer nas eleições como membro de alguma chapa.

De acordo com o estatuto, a composição da Comissão Eleitoral será resultante da votação em chapa(s) apresentada(s) na Assembleia. Em caso de apresentação de mais de uma chapa, a Comissão Eleitoral será composta mediante a representação proporcional de todas as chapas que atingirem percentual igual ou superior a 10% (dez por cento) dos votos válidos.

Cabe à Comissão Eleitoral garantir que todas as chapas concorrentes tenham as mesmas condições e oportunidades para utilização do patrimônio e instalações do Sindicato, durante a realização do pleito. A ela compete trabalho como organizar a documentação eleitoral; fazer as comunicações e publicações devidas; preparar relação de votantes; designar os membros das mesas coletoras e apuradoras de votos; decidir sobre impugnações de candidaturas, nulidades ou recursos; decidir sobre quaisquer outras questões referentes ao processo eleitoral.

De acordo com o estatuto do sindicato, disponível no link https://jornalistasam.com.br/novosite/estatuto/, as eleições para renovação da Diretoria, Secretarias, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes junto à FENAJ, além da Comissão de Ética, se realizam simultaneamente, a cada três anos, até 10 dias antes do término dos mandatos vigentes.  A gestão atual termina no mês de dezembro.

Responsável por dirigir o processo eleitoral, a Comissão definirá ainda, em reunião própria, o presidente para coordenar as atividades. Na ocasião, a diretoria do SJPAM vai entregar a relação atualizada dos sindicalizados por local de trabalho para organização do pleito.

A comissão também é responsável por publicar edital, até 40 dias antes da eleição, abrindo o processo de inscrição de chapas. Após a publicação do edital, o prazo para inscrição é de até 15 dias. A Comissão Eleitoral poderá ainda, após consulta à Diretoria Executiva e verificadas as condições técnicas de segurança e de sigilo, utilizar o voto por meio eletrônico (Internet).

Sobre a candidatura ao pleito 2021-2023:

Poderá ser candidato o associado que, na data da inscrição da chapa, tiver mais de seis meses de inscrição no quadro social do Sindicato e pelo menos 12 meses de exercício da profissão, estiver em dia com suas mensalidades e no gozo dos direitos conferidos por este Estatuto.

O associado candidato ao cargo de Diretor Regional ou Diretor de Base, além de preencher os requisitos previstos neste artigo, deverá ter exercício profissional habitual e remunerado na região da correspondente Diretoria Regional.

Sobre os eleitores:

É eleitor todo o associado efetivo que na data da eleição tiver: mais de seis meses de inscrição no quadro social do sindicato; quitado as mensalidades até 15 dias antes das eleições; e estiver no gozo dos direitos conferidos pelo estatuto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *