SJP-AM realiza exame de qualificação para repórteres fotográfico e cinematográfico

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) está com inscrições abertas para os exames de qualificação de repórteres fotográfico e cinematográfico. As inscrições vão até o dia 15 de dezembro e podem ser feitas diretamente na sede do SJP/AM, localizada na Praça Santos Dumont, 15, Praça 14 de Janeiro, no horário das 8h às 17h.

De acordo com a presidente do SJP/AM, Auxiliadora Tupinambá, a  prova tem como objetivo qualificar profissionais para obter o registro como jornalista na área de imagem junto a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), além de capacitar tecnicamente e apresentar o código de ética da profissão.

“Vamos avaliar o potencial e a capacidade do trabalhador em saber das suas responsabilidades e sua conduta ética no exercício da profissão. Além de questões técnicas”, explica a presidente do SJP/AM, Auxiliadora Tupinambá.

A dirigente esclarece que jornalistas de imagem (repórter fotográfico, cinematográfico, ilustradores, chargistas e diagramadores) não precisam do diploma para o registro, mas devem ser aprovados na prova da imagem, realizada anualmente pelo SJP/AM, por meio das comissões de Repórter Fotográfico e Repórter Cinematográfico, que emite Certificado de Capacidade Técnica, nos termos do Decreto 83.284 de 13 de março de 1979.

Os candidatos inscritos passarão por provas pratica e teórica. A prova teórica consiste de questões discursivas e objetivas, todas relativas às atividades correlatas.  Além das provas, os profissionais precisarão comprovar que já atuam no meio jornalístico (os candidatos terão sete dias para entregar portifólios).

Todos os detalhes constam dos editais publicados no portal do SJP/AM (www.jornalistasam.com.br), nos links http://www.jornalistasam.com.br/index.php/noticias/1/2009.html e  http://www.jornalistasam.com.br/index.php/noticias/1/1981.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *