SJP/AM realiza evento “Mulheres jornalistas, mulheres de fibra” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 08 de março, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) realiza o evento “Mulheres jornalistas, mulheres de fibra”, com programação que prevê mesa-redonda e noite cultural, além da concessão de desconto às mulheres jornalistas que se sindicalizarem durante a semana.

A mesa-redonda “Violência contra a mulher no trabalho” acontecerá nesta sexta-feira, 09/03, a partir das 19h, no auditório Arlindo Porto, na sede da instituição e contará com a presença da procuradora regional do trabalho, Fabíola Salmito, membro titular da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordenadora da Coordigualdade/MPT); da jornalista e professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ivânia Vieira, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA-UFAM) e da presidente do SJP/AM, Auxiliadora Tupinambá.

“A proposta é estabelecermos um marco de discussões sobre questões de gênero dentro do Sindicato, principalmente no contexto trabalhista. Temos o papel institucional contribuir para a informação, conscientização e luta contra quaisquer tipos de violência”, afirmou a presidente do SJP/AM, Auxiliadora Tupinambá.

Na abertura, ela apresentará para discussão dados da pesquisa realizada recentemente pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que apontou que 86,4% das mulheres pesquisadas já passaram por situação de discriminação de gênero e 70,2% disseram já terem presenciado ou tomado conhecimento de situação de assédio sofrida por uma colega no ambiente de trabalho. De acordo com a Abaji, 500 mulheres jornalistas responderam ao questionário.

Já a procuradora Fabíola Salmito falará sobre como a Procuradoria Regional do Trabalho aborda os temas relacionados à violência contra as mulheres no ambiente de trabalho, medidas cabíveis, além da apresentação a cartilha “Assédio Sexual no Trabalho: perguntas e respostas”, lançada esta semana pelo PRT 11ª Região em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A jornalista e professora da Ufam, Ivânia Vieira, trará o case relatado em seu livro “O discurso operário e o espaço da fala da mulher”, sobre o espaço destinado às mulheres no informativo Linha de Montagem no ano de 1990, do Sindicato dos Metalúrgicos no Amazonas, onde a força de trabalho era composta, na ocasião, por mais de 70% delas e, no entanto, sem espaço de fala dentro do principal instrumento de comunicação de uma das principais categorias de trabalhadores organizadas no Estado.

A mesa-redonda terá transmissão ao vivo pelo Facebook do sindicato: fb.com/jornalistasam. Logo após o evento, haverá momento cultural com música e happy hour.

Desconto

Como forma de incentivar e facilitar a sindicalização das mulheres jornalistas, maioria dentro da categoria, o SJP/AM lançou a promoção de 50% de desconto na taxa de adesão para novas sindicalizações até dia 09/03. A medida visa fortalecer a entidade e as lutas relacionadas às melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas.

Programação

“Mulheres jornalistas, mulheres de fibra”,

19h – Recepção

19h30 – Mesa Redonda “Violências contra a mulher no local de trabalho”

  • Dora Tupinambá – Presidente do SJP/AM: Dados da Abraji sobre assédio contra jornalistas
  • Ivânia Vieira – Jornalista, professora UFAM e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA-UFAM)
  • Fabíola Salmito – Procuradora Regional do Trabalho

21h30 – Programação cultural

  • Apresentação de cantoras convidadas
  • Venda de bebida
  • Demonstração e venda de produtos de beleza

SERVIÇO

O QUÊ: “Mulheres jornalistas, mulheres de fibra” – Programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

QUANDO: Sexta-feira, 09/03

ONDE: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM): Praça Santos Dumont, nº 15 – Centro

HORÁRIO: A partir das 19h

QUANTO: Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *