SJP/AM integra ações de manutenção da praça Santos Dumont

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) em parceria com a empresa responsável pela adoção da Praça Santos Dumont, localizada entre as avenidas Joaquim Nabuco e Joaquim Gonzaga, Centro, passa a integrar as ações de manutenção do espaço público juntamente com as instituições, comércio e moradores do entorno.

A reinauguração da praça foi feita na noite desta terça-feira, 16/10, após revitalização feita pela Lauschner Negócios Imobiliários em parceria com a Prefeitura de Manaus. Na ocasião, também foi assinado o Termo de Adoção do espaço para garantir a manutenção da praça pelos próximos cinco anos.

O SJP/AM será responsável pela adequação da via de acesso ao sindicato, bem como integrará as ações de manutenção do espaço, propondo novas parcerias a fim de requalificar e promover a ocupação urbana do local. “A praça Santos Dumont é a nossa referência, é o endereço da Casa do Jornalista. A partir de agora, com ações em conjunto, temos mais segurança e valorização da nossa sede, bem como integração com os moradores do entorno”, afirmou a presidente do SJP/AM, Auxiliadora Tupinambá.

A praça recebeu paisagismo, revitalização das calçadas, bancos e pintura, iluminação decorativa, lixeiras, iluminação a LED e asfaltamento no seu entorno. Esse é o terceiro empreendimento público revitalizado e adotado pela iniciativa privada somente este ano. A iluminação da praça foi doada pela RBK Eventos, Som, Iluminação.

A entidade da Seicho-no-ie, também localizada no entorno da praça, juntamente com as famílias vizinhas também vão ajudar na manutenção.

A revitalização e adoção do espaço faz parte de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp), além do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

História

A praça Santos Dumont foi criada por meio do Decreto nº 03, de 30 de setembro de 1932, assinado pelo 1º Tenente Emmanuel de Almeida Moraes, prefeito de Manaus, por nomeação do Interventor Federal do Estado do Amazonas. Na ocasião, o logradouro recebeu o nome praça Santos Dumont, em homenagem ao inventor brasileiro e aeronauta Alberto Santos Dumont.

Com informações da Prefeitura de Manaus.

Fotos: Mário Oliveira / Semcom e Paulo Bahia/SJPAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *