SINDICATO solicita às Casas Legislativas que cargos sejam ocupados por jornalistas profissionais

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) encaminhou os ofícios 013 e 015/2017, nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro, respectivamente (conforme imagens) às Casas Legislativas do Município de Manaus e Estado do Amazonas com finalidade de que seja observada a contratação de jornalistas profissionais para ocupar as assessorias e cargos específicos nas diretorias e gabinetes dos parlamentos.

O que tem sido presenciado ao longo dos anos, e por isso há um comprometimento na qualidade dos serviços prestados à sociedade, em gabinetes de vereadores e deputados, é a contratação de pessoas sem formação superior em jornalismo.

Lembramos que a defesa do SJ/PAM será sempre o ingresso dos profissionais jornalistas por meio de concurso público. Contudo, enquanto isso não ocorre por parte da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM) torna-se fundamental que as contratações para os cargos sejam de profissionais com formação superior em jornalismo.

Os cursos de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Faculdades existentes em Manaus, como Martha Falcão, Uninorte, Uninilton Lins, Boas Novas e Fametro, formam turmas com excelentes profissionais todos os anos para atuar no mercado da comunicação. Portanto, os órgãos públicos e, inclusive entidades sociais, devem firmar o compromisso com a categoria, levando em consideração o exercício legal da profissão: contratação de jornalista profissional para exercer cargo com atividade específica na área.

Jornalismo de qualidade, voltado aos interesses da sociedade, é feito por profissionais compromissados socialmente. E, as Instituições de Ensino Superior em Jornalismo têm dado sua contribuição. Os governos e os parlamentos devem prestigiar nossos profissionais, dando oportunidades aos que investiram na formação acadêmica, concluindo a graduação e especializações em jornalismo.

Nos ofícios citados, a entidade sindical também solicita a definição de audiência com as presidências das Casas Legislativas, colocando-se à disposição de todos para tratar do assunto.

Manaus (Am) 08 de fevereiro de 2017.

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *