Sindicato e portais apresentam demandas sobre segurança na cobertura jornalística na Amazônia em reunião na sede da Polícia Federal

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJP/AM), Wilson Reis, e donos de portais de notícias participaram nesta terça-feira, 14, de uma reunião com o superintendente regional substituto da Polícia Federal (PF) Thiago Hauptmann Borelli, na sede da instituição, situada na Zona Centro-Oeste de Manaus, para tratar sobre a importância da atuação dos jornalistas e a segurança à cobertura jornalística na Amazônia.

Hauptmann foi quem recebeu os jornalistas, tendo em vista que o superintendente da PF/AM, Eduardo Alexandre Fontes, está voltado às investigações do caso envolvendo os desaparecimentos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, no último dia 5, no Vale do Javari, município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus).
“Os desaparecimentos do jornalista e do indigenista, no Vale do Javari, devem acender um alerta às instituições policiais e órgãos de controle sobre a garantia ao trabalho dos profissionais de imprensa e sua importância no contexto social de cobertura jornalística na Amazônia”, afirma Wilson Reis.

Além do presidente do Sindicato dos Jornalistas no Amazonas, participaram da reunião, a diretora da Revista Cenarium, jornalista Paula Litaiff; o advogado da Cenarium, Christian Naranjo; a diretora do Portal Dia a Dia, jornalista Audrey Bezerra; e a diretora da Agência Factual, jornalista Liliane Araújo.

Receptividade
Wilson Reis agradeceu a receptividade do delegado federal Thiago Hauptmann em escutar as demandas e preocupações da categoria apresentada pelo Sindicato dos Jornalistas no Amazonas, entidade vinculada à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Na ocasião, o presidente Wilson Reis falou ainda sobre o Selo de Jornalismo Profissional.
“O apoio dos órgãos estratégicos de segurança, como a PF, ao trabalho profissional da imprensa, fortalece a democracia e o bom jornalismo que trabalha com base aos fatos e o direito da sociedade em ser bem informada”, declarou Reis.

Qualidade
A proposta do Selo de Jornalismo Profissional é o de se estabelecer como uma ferramenta de combate às fake news e à desinformação, auxiliando as empresas credenciadas e jornalistas profissionais na produção de notícias com bases éticas, qualidade e de interesse público.

Assessoria de Imprensa – SJPAM

Fotos/Crédito: SJP/AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *