OFICINA – Como enfrentar crises, combater estresse e contingências

SJPAM promove oficina de combate ao estresse Afetados enquanto cidadãos e profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, jornalistas têm enfrentado alta carga de estresse durante a pandemia. Para ajudar os profissionais da área neste período, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) promove, no próximo dia 30 de julho, às 19h, a “Oficina para apoiar jornalistas a enfrentar crises, combater o estresse e contingências”, com a jornalista e terapeuta Ericksoniana Mônica Cabañas.

A oficina é gratuita e tem previsão de 30 minutos a uma hora de duração, em formato online, via Google Meet. Os participantes receberão o link de entrada conforme a confirmação da inscrição, que pode ser feita por meio do link https://bit.ly/InscriçãoOficinaSJPAM.

“Todos fomos afetados em algum grau de estresse, seja no âmbito pessoal ou profissional e até mesmo em ambos os casos pela pandemia. O jornalista é um profissional que já tem sobrecarga de trabalho, o que foi intensificado neste período. Por isso, realizamos estar parceria para a oficina que visa trabalhar ferramentas para ajudar na estabilidade emocional e mental do profissional”, afirma a presidente do SJPAM, Auxiliadora Tupinambá.

O objetivo, segundo a terapeuta ericksoniana Mônica Cabañas, é trabalhar ferramentas para que os profissionais que estão atuando na linha de frente neste momento, saibam como enfrentar a crise e o estresse, a partir da abordagem ericksoniana.

“Milton Erickson foi um psiquiatra americano que descobriu desde de sua própria história de vida que cada pessoa possui fortalezas dentro de si para superar suas dificuldades. Erickson se preocupava em solucionar as situações que causavam desconfortos em seus pacientes. Milton Erickson inspirava e estimulava as pessoas a alcançar e lutar por sua plenitude e felicidade.”, explica Cabañas.

O fato de ser jornalista e terapeuta ericksoniana dá a profissional uma dupla visão que faz com que Mônica direcionasse sua contribuição de forma mais concreta e direta aos profissionais da mídia. A oficina não tem custo. Atualmente morando no México ela atua junto ao Centro Ericksoniano de Mexico (CEM), escola a qual é vinculada, numa ação de Apoio a Comunidade em tempos de Pandemia de COVID19. Ação semelhante o CEM desenvolveu em 2017 quando ocorreram os dois grandes terremotos no país. Esta é a quarta Oficina que realiza no Brasil que está sendo priorizado, segundo ela, por ser seu país de origem e por conhecer bem de perto a realidade dos profissionais de comunicação.

“Esta é uma realidade que tirou nosso chão enquanto humanidade e nos pegou desprevenidos: estamos vivendo o presente, que é a pandemia, mas nossos sonhos, planejamentos e expectativas ficaram no passado e muitos de nós tem dificuldades de pensar o que será o nosso futuro. Por isto é necessário integrar estas três perspectivas em um só tempo e fortalecer nossa resiliência”, afirma Mônica Cabañas.

Cabañas é pesquisadora de temas como: “Alimentação emocional”, “Os animais como suporte emocional” e “A natureza como fonte de bem estar”. Autora ou co-autora de 8 livros, sendo o último o infantil “As aventuras de Nico e Frida” que está em 4 idiomas: inglês, português, espanhol e francês. Possui 3 mestrados (2 no Mexico e 1 na Espanha), um MBA, 1 especialização em Comunicação de Massas. Trabalhou mais de 33 anos com proteção social, acordos internacionais junto a governos e organismos internacionais em diferentes países. Atualmente cursa o doutorado em Desenvolvimento integral e Consciente de Organizações e Grupos do Centro Ericksoniano do Mexico (CEM).

SERVIÇO
O QUÊ: “Oficina para apoiar jornalistas a enfrentar crises, combater o estresse e contingências”,
QUANDO: Quinta-feira, 30.07.20
INSCRIÇÕES: https://bit.ly/InscriçãoOficinaSJPAM
QUANTO: Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *