NOTA DE SOLIDARIEDADE E EM DEFESA DA VIDA

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) vem a público manifestar APOIO e SOLIDARIEDADE à equipe de reportagem do Diário do Amazonas, empresa do Grupo Diário de Comunicação (GDC) vítima de assalto nesta manhã de quinta-feira, 15/04, em Manaus. O fato ocorreu na Alameda Cosme Ferreira, bairro do Coroado, Zona Leste, durante o exercício da atividade profissional onde a equipe da emissora de comunicação com o cinegrafista Renê Silva e a repórter Natasha Pinto tiveram os celulares roubados e, ao reagir ao assalto, Renê terminou por ser baleado. Levado à emergência do Hospital João Lúcio, ambos foram atendidos, sendo Renê submetido a uma cirurgia. Segundo apuração entre profissionais, o quadro de saúde dele é estável e a colega foi liberada em seguida.
O SJPAM reafirma a importância do jornalismo como instrumento da própria sociedade na defesa de seus direitos e em prol da democracia. É papel do jornalista registrar os fatos, ser testemunha da história, mantendo sempre o compromisso com a verdade e com a sociedade. Sob qualquer justificativa um jornalista não pode ser impedido ou agredido por realizar seu trabalho. Portanto, a entidade representativa dos profissionais no Amazonas solicita das autoridades responsáveis pela Segurança Pública a garantia ao direito constitucional de ir e vir. Além disso, solicita também, ao Grupo Diário de Comunicação (GDC), garantias ao trabalho das equipes de externa do veículo de comunicação, e aos colegas, orienta jamais reagir a um assalto com bandidos armados.
Enfim, numa sociedade em que crimes concorrem à banalização, nunca é demais solicitar por SEGURANÇA. O SJPAM lembra que o trabalho da imprensa é um serviço essencial às sociedades democráticas sem o qual não há informação segura, de qualidade e confiável e se coloca à disposição das vítimas no que for preciso.

Manaus, 15 de abril de 2021.
DIRETORIA
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS –
SJP/AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *