Nota de repúdio

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM), em nome da categoria, vem a público manifestar total REPÚDIO às agressões verbais e ameaças feitas pelo vereadores da Câmara Municipal de Parintins, Maildson Fonseca (PSDB), Marcos da Luz (PRB), Beto Farias (PODEMOS), Afonso Rocha (PTB) e Renei Serrão (PR), aos jornalistas do Sistema Alvorada de Comunicação Neudson Corrêa (coordenador de jornalismo) e Ednilson Maciel (apresentador do Programa Ciranda da Cidade), além de Marcondes Maciel (diretor de jornalismo do Site Repórter Parintins), por ocasião de denúncia feita pelos jornalistas sobre a falta de controle com o gasto de combustível da Câmara Municipal do município localizado a 369 quilômetros de Manaus.

Na ocasião, os jornalistas divulgaram o gasto semanal médio de 1.400 litros de gasolina para viagens dos parlamentares à zona rural de Parintins, no período de 8 a 17 de novembro, com base em levantamento feito em publicação oficial, no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, durante o exercício legal da profissão.

Os parlamentares utilizaram-se de pronunciamentos na tribuna da Câmara Municipal de Parintins, e de entrevistas em veículos de comunicação da cidade, não para defenderem-se das acusações, mas atacar a integridade profissional e pessoal dos profissionais de comunicação. É inaceitável que ameaças e ataques pessoais se sobreponham à liberdade de imprensa ao exercício livre da profissão de jornalista.

O SJP/AM pede PROVIDÊNCIAS ao Juizado da Comarca de Parintins, a fim de garantir o esclarecimento dos fatos, garantindo assim o direito à liberdade de imprensa, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso X.

Solicitamos ainda, à Câmara Municipal de Parintins, a apuração da conduta adotada pelos parlamentares citados, quanto à quebra de decoro, a fim de garantir não apenas a credibilidade institucional da própria Casa de Leis, mas a segurança da sociedade quanto às garantias constitucionais de liberdade de pensamento e expressão.

Nesse sentido, a entidade SOLIDARIZA-SE com os jornalistas Neudson Corrêa, Ednilson Maciel e Marcondes Maciel, colocando-se à disposição para encaminhamento das medidas judiciais que se fizerem necessárias.

Manaus, 29 de janeiro de 2018.

DIRETORIA

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM

FILIADO À FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ – FUNDADO COMO ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL EM 21 DE OUTUBRO DE 1957 – CARTA SINDICAL EXPEDIDA EM 18 DE DEZEMBRO DE 1958 – SEDE PRÓPRIA – CASA DO JORNALISTA PRAÇA SANTOS DUMONT, 15 – CENTRO – MANAUS – AMAZONAS – BRASIL – CEP 69020-550
FONE (92) 3234 – 9977 – E-mail: sindicato@jornalistasam.com.br Site: www.jornalistasam.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *