Live de lançamento do dossiê com 138 denúncias de censura e governismo na EBC sob Bolsonaro é nesta segunda (21)

Comissão, sindicatos e Fenaj lançam em live na segunda-feira, dia 21, segundo dossiê com levantamento de casos em todos os veículos e agências da empresa de comunicação pública

Desde 2016 os veículos e agências da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vêm sofrendo com censuras e uso para fins de propaganda do governo. Porém, o problema se agravou sob a gestão Jair Bolsonaro. Apesar de ter prometido extinguir a empresa, o atual governo tem aproveitado o alcance do conglomerado de mídia pública para fins políticos, em detrimento da missão de servir aos interesses da sociedade, como preconizado em lei.

Esta segunda edição do Dossiê Censura EBC traz como subtítulo “Inciso VIII”, que se refere ao artigo 2° da Lei nº 11.652, de criação da EBC, que descreve os princípios a serem seguidos pela empresa de comunicação pública: “VIII – autonomia em relação ao Governo Federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão”.

O documento destaca casos em que houve cerceamento à liberdade de imprensa na empresa, gerando entraves ao cumprimento do princípio básico da instituição, que é produzir conteúdos de comunicação pública, voltados para o interesse da sociedade e que “contribuam para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas”, como consta na própria missão da EBC.

Para esta análise, foram consideradas pautas e matérias feitas entre janeiro de 2019 e julho de 2020. Ao todo, foram feitas 138 denúncias, o que representa cerca de dois casos de censura ou governismo por semana, no período analisado. Lembrando que foram contabilizados apenas casos concretos denunciados e que o medo de perseguição leva muitos colegas a não fazerem o registro.

As editorias mais censuradas foram Política e Direitos Humanos, com supressão de coberturas como as repercussões e investigações do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes; violação dos direitos indígenas; interdição de fontes para matérias, como Anistia Internacional e Human Rights Watch, e proteção excessiva a ministros e ao próprio presidente da República, com edição de falas para minimizar a gravidade de declarações oficiais.

O levantamento foi feito por um grupo de trabalho composto por representantes da Comissão de Empregados da EBC e dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas que representam os funcionários nas três praças da empresa (Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro). Seguindo o padrão da primeira edição, publicada em agosto de 2018, o grupo lançou um formulário on-line para que colegas dos diversos veículos, agências e mídias da EBC enviassem informações sobre as censuras que sofreram.

Os profissionais que fizeram as denúncias e os que se envolveram na elaboração do presente dossiê apresentam o resultado em defesa da comunicação pública e da verdadeira missão da EBC!

Serviço:
Dia 21/9 – 20h
Live de lançamento do 2º Dossiê Censura na EBC
Youtube do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF
Link: http://abre.ai/lancamentodossieebc

Comissão de Empregados da EBC
Sindicatos dos Jornalistas DF, Rio e SP
Sindicatos dos Radialistas DF, RJ e SP
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *